Você talvez pode já estar satisfeito com o que a smartband Mi Band 4 da Xiaomi lhe oferece atualmente, entretanto ainda há funções que são clamadas pelos fãs para o wearable que ainda não estão presentes. Ao que parece, de acordo com os rumores e vazamentos sobre a nova geração da pulseira inteligente, a Mi Band 5, a chinesa desenvolvedora de gadgets atendeu boa parte dos pedidos de seu público.

NFC global para pagamentos por aproximação

A primeira função mais requisitada é o NFC para realizar pagamentos nos serviços de transporte, em lojas, shoppings, postos de gasolina, entre outros locais. Anteriormente a Xiaomi Mi Band 4 até possuía uma versão com essa funcionalidade, porém era restrita somente ao mercado chinês, embora, estranhamente a empresa tenha anunciado, recentemente, que irá disponibilizar no mercado a partir do dia 16 a versão da Mi Band 4 com NFC global. Segundo as informações, a função de NFC global irá vir inicialmente com suporte unicamente para a bandeira de cartão de crédito Mastercard, mas que haverá posteriormente integração com Visa, Google Pay e PayPal.

NFC global para pagamentos por aproximação. Fonte: Tizenhelp
NFC global para pagamentos por aproximação. Fonte: Tizenhelp

Tela maior de 1,2"

Na verdade, isto não é um pedido, mas uma tendência de todos os aparelhos mobile. Cada vez mais os dispositivos estão ganhando bordas mais finas e tendo um melhor aproveitamento da superfície para uma melhor visualização das informações. A Mi Band 5 virá com uma tela de 1,2" (contra o display de 0,95" da Mi Band 4).

Está novidade poderá ser útil se pensarmos em exibir um maior número de informações ao mesmo tempo em uma única tela, sem a necessidade de ficar alternando entre funções para verificar o andamento de alguma atividade, por exemplo. Além disto, evidentemente facilitará também a leitura de textos das mensagens sincronizadas com os aplicativos do smartphone.

Medição de batimento cardíaco com SpO2

Algo que chamou a atenção quando surgiu em alguns smartwaches é a medição da saturação de oxigênio no sangue (SpO2). Esta funcionalidade permite que o usuário tenha noção de como está o estado de sua respiração ao longo dos exercícios. Além disso, a funcionalidade pode permitir a detecção de alguma deficiência respiratória como asma, pneumonia, enfisema ou até mesmo insuficiência cardíaca ou doenças neurológicas.

Evidentemente, o sensor responsável por medir a saturação de oxigênio no sangue não é tão preciso quanto um equipamento médico dedicado a isto, além de não dar informações suficientes para o diagnostico de algum problema de saúde. Por este motivo é indicado que caso se perceba alguma anormalidade nos níveis de oxigênio, o correto é ir a uma unidade de saúde mais próxima para uma consulta com o médico ou enfermeiro.

Integração com a assistente virtual Alexa

Ao que parece, a Mi Band 5 terá suporte a assistente virtual Alexa e poderá estar na versão global da smartband. Entretanto, como não se espera ter um alto-falante em um dispositivo deste tamanho, o processo de comunicação será realizado através de texto com o smartphone realizando todo o processamento. Ou seja, a resposta que a assistente virtual dará, será na forma escrita ao invés do convencional áudio.

Relógio mundial

Uma função não tão requisitada, mas que faz falta para alguns é o relógio mundial, que permite que o usuário utilize mais de um horário em sua smartband.

Informações presentes em algumas telas da smartband Xiaomi Mi Band 5. Fonte: xda-developers
Informações presentes em algumas telas da smartband Xiaomi Mi Band 5. Fonte: xda-developers

Mais atividades esportivas

Na Mi Band 5 a Xiaomi irá implementar mais atividade esportivas para serem medidas através da smartband. São elas: máquina elíptica, máquina de remo, ciclismo indoor, corda de pular e Yoga.

Função não perturbe

De acordo com as informações coletadas pelo site tizenhelp, infelizmente os usuários da Mi Band 5 ainda não poderão receber ligações através da smartband. Entretanto será possível rejeitar chamadas ou silenciar uma ligação. Com a função de não perturbe personalizada, o usuário poderá ajustar o tempo que ele deseja que não seja perturbado por mensagens ou ligações enquanto se esta, por exemplo, trabalhando ou dormindo.

Medidor de estresse

Provavelmente a smartband utilizará aqui o medidor de batimento cardíaco somado com a saturação de oxigênio no sangue e analisará as oscilações ao longo de um certo período para dizer se o usuário está estressado ou não.

Rastreamento de período menstrual

De acordo com a imagem revelada recentemente na rede social chinesa Weibo, a Mi Band 5 terá a função de rastreamento do período menstrual além de seu design.

Novo design (aparência) da Xiaomi Mi Band 5. Fonte: Weibo
Novo design (aparência) da Xiaomi Mi Band 5. Fonte: Weibo

Novo Design

Como você pode conferir, acima está a imagem com o novo design da Mi Band 5 mostrando uma leve mudança no formato da pulseira com relação a Mi Band 4. Ou seja, quem possuir a geração anterior, terá que comprar uma nova pulseira, pois não haverá compatibilidade como ocorreu entre a Mi Band 4 e a Mi Band 3. Além disso, como você deve ter percebido, há novas cores (verde, vermelho, amarelo e preto).

Disponibilidade e lançamento

O anúncio da smartband Xiaomi Mi Band 5 irá ocorrer no dia 11 de junho e iniciará as vendas no dia 18 do mesmo mês.