De acordo com o site The Verge, a Microsoft está trabalhando com um novo recurso para o seu serviço de e-mails, o Outlook. O sistema desenvolvido se assemelha ao que o Gmail já faz com o "Smart Compose". A nova capacidade de previsão de texto consiste em completar a frase com palavras que combinem com o contexto, tendo a opção de aceitar as sugestões, apertando a tecla TAB para aceitar, ou continuar escrevendo o texto para recusar.

Segundo as informações, a Microsoft planeja lançar a novidade ainda este mês, porém a empresa ainda sinaliza o projeto como "em desenvolvimento" no Microsoft 365 Roadmap, que diz os novos recursos que estão para sair. Outra funcionalidade interessante que a companhia está trabalhando é no recurso "enviar mais tarde" para o Outlook em navegadores, permitindo que o usuário escolha o dia e horário que o e-mail deve ser enviado. Esta ferramenta pode ser muito útil para evitar esquecimentos para o envio de informações, pois a pessoa não irá precisar esperar horas ou dias para enviar um e-mail que já se sabe quando deverá ser enviado.

É interessante ver o serviço de e-mail da Microsoft evoluindo e ganhando funções que facilitem o dia a dia do usuário. Anteriormente, a plataforma era muito carente de recursos e lenta, o que fazia com que houvesse um abismo entre o Outlook e o e-mail do Google, o Gmail. Porém, agora a empresa parece decidida a melhorar significativamente a experiência do usuário ao utilizar o serviço de e-mail.

É interessante notar também que o nível de integração do Outlook para navegadores com outros serviços do pacote Microsoft 365 está maior. É possível acessar com facilidade anotações no OneNote, arquivos no OneDrive e mensagens no Skype. Além disto, para uma organização melhor, há a visualização de compromissos do dia com o horário e descrição, para que a pessoa tenha mais controle sobre seus afazeres.

De acordo com a Microsoft, o recurso de enviar e-mails mais tarde deverá chegar antes do final do mês de junho e as previsões de texto chegarão neste mês (como já foi dito acima).