Faz tempo que a Intel não está no mercado de smartphones, contudo projetos seguiam circulando até o início de 2019. Infelizmente não vimos nenhum destes projetos tomarem vida, quando o assunto é 5G, o problema é ainda pior.

Mas existe luz no final do túnel, mas não, não é um novo smartphone. Na última segunda-feira a Intel anunciou um relacionamento de fabricação com a Mediatek, que construirá um modem 5G para computadores com base em uma especificação que a Intel ainda criará.

Basicamente a Intel definirá uma "especificação completa de solução 5G", que inclui um modem 5G a ser desenvolvido e fabricado pela Mediatek. Os representantes da Intel não confirmaram que tipo de contrato de licenciamento irá estabelecer as regras para essa parceria.

No entanto, isso não é uma coisa que acontecerá já em 2020. Talvez vamos começar a ver esses computadores no início de 2021. A Intel disse que a Fibocom fabricará versões M.2 dos modems, que serão otimizadas para os processadores Core da Intel.

Embora não esteja claro em que momento a solução da Mediatek aparecerá nos PCs, uma coisa que os consumidores podem tirar dessa parceria é que a Intel enxerga o 5G como parte da plataforma de PC, como solução integrada. A Qualcomm também fez do 5G parte integrante de sua plataforma, tanto em smartphones quanto em PCs.

O indicativo é que, com a adoção do eSIM e os dispositivos cada vez mais conectados, espera-se que os próximos computadores conectados já saiam de suas caixas, com uma conexão sempre ativa. Neste caso uma conexão 5G ativa. Só nos resta descobrir quando essa visão se tornará realidade.