O que é um backbone?

Todos os dias usamos a internet e sequer sabemos como que ela funciona em nosso país, no continente e no mundo todo. Pois bem, o Oficina da Net está aqui para resolver mais este problema. Mas e o que o backbone tem a ver com o funcionamento da internet?

Por | @nmuller99 Hardware

Backbone é a espinha dorsal da internet, onde corre o principal tráfego e interliga vários pontos de presença. Geralmente redundante, por rotas físicas diferentes. A grosso modo, é um conjunto de pontos físicos de internet que transportam os dados entre diversos locais.

Leia: O que é DNS?

Para exemplificar, digamos que você gostaria de acessar um site nos Estados Unidos, certamente você irá passar por um backbone nacional, até chegar aos pontos de interconexão, que obviamente conectam o Brasil e os Estados Unidos. Lá no país norte americano, você ainda passará por outro backbone para só então encontrar o datacenter que hospeda os servidores do website desejado.

Rede nacional:

Já explanado de forma abrangente, veja abaixo o backbone da RNP, Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, primeiro backbone nacional fundado em 1997:

O que é um backbone?

Link do mapa: https://memoria.rnp.br/backbone/

Com esta imagem, você pode ver que para uma informação sair do Rio Grande do Sul, tem dois caminhos. Um por Florianópolis, outro por Curitiba, ambos saindo de Porto Alegre. Toda a internet do RS, passa por Porto Alegre.

Rede internacional:

A rede internacional, responsável pela troca de informações entre as nações e continentes. A ligação entre os continentes é feita por cabos de fibra ótica submersos .

O que é um backbone?

Link do mapa: http://submarinecablemap.com/

A definição geral de backbone é que é uma espinha dorsal de transporte de dados. A utilização dos backbones facilita o controle das redes, imagine que se tivéssemos conexões entre todos os estados, todos os países? Seria um tanto caro para manter todo o ecossistema em funcionamento, com os backbones, centralizamos a transferência das informações, deixando as empresas locais preocupadas apenas com manter as rotas afuniladas em pleno funcionamento.

Mais uma analogia para você compreender o que é o backbone: Em uma rede local, digamos que há dois andares em uma empresa, cada andar, conta com 10 computadores, que estão interligados por dois hubs, ou switchs, estes hubs e o cabo de interligação de ambos os andares que é o backbone.

A diferença entre backbone, backhaul e última milha?

Considera-se backhaul o elo entre o backbone e a última milha. Funciona assim: Última milha é o "fio" entre o roteador e o poste de luz com o fio do telefone, neste poste ele se liga com o fio da sua prestadora de internet; nesse momento ele passa a ser o backhaul. Depois que ele sair da rede da sua região, pode ser bairro ou cidade irá cair no caminho principal, ou seja no backbone.

Em palavras mais técnicas: A Last Mile, ou última milha, é a ligação do usuário final a rede da operadora. O backhaul é responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede, ou backbone, e as sub-redes periféricas. Por exemplo, em uma rede de telefonia celular, enquanto uma única torre de célula constitui a sub-rede local, a conexão dessa torre ao restante do mundo é feita por um link backhaul ao núcleo da rede da companhia telefônica.

Agora pare para pensar o quão grande é a internet? Já imaginou o quanto custa para manter tudo funcionando? Qual o valor médio de 1 GB transferido?

Mais sobre: dns redesdecomputadores backbone
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar