Muitos já devem ter notado ao ver anúncios em sites pela internet que são mostrados geralmente imagens relacionadas ao que a pessoa já pesquisou ou sites que ela entrou. Isso ocorre porque os softwares de anunciantes estão coletando informações da sua navegação para criar perfis personalizados de propagandas. Para "brincar com a cara" destes anunciantes, a Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, adicionou uma nova funcionalidade para ocultar seus rastros e "tirar os anunciantes da sua cola".

A desenvolvedora de navegadores sem fins lucrativos criou uma página chamadas "Track This Wednesday" onde o usuário poderá selecionar quatro "perfis de consumidor", um "imbecilmente rico", um "influencer", um "hypebeast" e um "doomsday". Após o usuário escolher o perfil desejado, ele será avisado de que serão abertas 100 guias e isso pode causar lentidão no computador.

A insanidade irá começar abrindo 100 abas sucessivamente onde os sites acessados variam de acordo com o perfil selecionado. No perfil do "influencer", por exemplo, será encontrado sites como Warby Parker, Goop, Allure, etc. Segundo o site da Mozilla:

"Os anunciantes agora vão pensar que você está obcecado com rotinas de cuidados com a pele, remédios holísticos, aplicativos de astrologia e meditação e, é claro, empurrando os gostos e inscritos em seu vlog"

Perfis para escolher
Perfis para escolher

Já se você selecionar o perfil "podre de rico", os sites abertos serão, por exemplo, Chanel, Rolex e Thestreet.com. A ideia é que cada um dos sites abertos utilizará cookies para lembrar de suas visitas e a grande maioria se utiliza de ferramentas de grandes empresas de publicidade para criar perfis de propaganda (motivo pelo qual você geralmente vê anúncios no Facebook de produtos que pesquisou em outros sites).

Com a adição dos "sites fake" que foram abertos, os perfis personalizados irão sofrer distorções fazendo com que apareçam anúncios menos "assustadores".

Segundo a Mozilla:

Eventualmente, se você usar a internet como costumava fazer no dia a dia, começará a ver anúncios que se alinham mais de acordo com seus hábitos normais de navegação

Ao mesmo tempo a desenvolvedora de navegadores lembrou que os usuários do Firefox têm a escolha de bloquear esse tipo de rastreamento através de ferramentas do navegador.