Recebeu uma mensagem no WhatsApp que promete 1000 GB de internet grátis? Não clique, é golpe! A empresa especializada em segurança digital ESET identificou uma nova modalidade que cibercriminosos estão utilizando uma falsa pesquisa premiada para ganhar dinheiro em cima da apresentação de publicidade, e prometendo de forma mentirosa um pacote de dados móveis em "comemoração ao aniversário do WhatsApp".

Ao clicar no link, é aberta no navegador do smartphone uma página, com muitos anúncios de publicidade e um questionário. O usuário responde o questionário e depois é solicitado a compartilhar com 30 contatos, pois só assim receberá os supostos 1000 GB de internet.

Golpe dos 1000 GB de internet no WhatsApp
Golpe dos 1000 GB de internet no WhatsApp

E o que os criminosos ganham com isso? Remuneração pelo anúncios, pois não há nenhuma evidência de que downloads maliciosos ou roubos de informações aconteçam neste golpe, segundo a ESET. Porém, quem está por trás disso está ganhando dinheiro com programadas de afiliados de anúncios, veiculados na página, e com o acesso na página, inclusive de forma orgânica, já que o usuário é orientado a encaminhar no final uma mensagem para 30 contatos, com o link da falsa promoção.

Recomendação da ESET

Para Luis Lubeck, especialista em segurança da informação da ESET, os usuários do WhatsApp devem estar atentos à este tipo de promoção, e antes de clicar em qualquer link, pesquisar sobre o assunto na internet, ou ainda entrar em contato com a marca anunciada na mensagem recebida.

"Recomendamos ter soluções de segurança robustas, tanto em dispositivos móveis quanto em desktops. Nas análises realizadas com proteção ativa, o acesso a essas páginas é filtrado pelo módulo antiphishing das soluções. Em qualquer caso, não podemos ignorar a importância da educação para os usuários, bem como manter-se informado sobre as ameaças e técnicas existentes para se proteger. Quanto mais cauteloso e informado for o usuário, menores serão as chances de clicar em phishings."

Outros golpes no WhatsApp

Além do golpe do suposto aniversário do WhatsApp, foram identificadas outras páginas, que também circulam em falsas promoções que se utilizam do nome de empresas conceituadas,. como Adidas, Nescafé, Sopas Sorrel e Rolex Watches, incentivando os usuários a clicarem em páginas com anúncios publicitários e compartilharem com seus contatos, assim gerando tráfego para a página. Ao todo, são 66 sites criado para a prática desse tipo de golpe.