Durante a WWDC (Worldwide Developers Conference) da Apple, foi anunciado a nova atualização do seu sistema operacional para smartphones, o iOS. Confira abaixo o que muda do iOS 12 para o iOS 13.

Recurso para combater o envelhecimento de baterias

A bateria com certeza é um dos pontos, considerado por muitos, mais importantes de um celular pois praticamente dita a vida útil do aparelho além de ser o componente essencial para o funcionamento de qualquer peça do smartphone.

No iOS 13 foi adicionado pela Apple uma funcionalidade que tem a promessa de atenuar a degradação da bateria através de um "carregamento otimizado". É um recurso que faz com que seja reduzido o tempo em que o celular fica totalmente carregado como, por exemplo, quando você coloca o smartphone para carregar antes de dormir.

Hoje o carregamento dos iPhones funciona da seguinte forma: o telefone é carregado rapidamente até 80% antes do software dar o comando para o carregamento ser feito de forma lenta para que a bateria tenha uma degradação menor e dure por mais anos.

O iOS 13 não irá mais utilizar o sistema pré-determinado de carregamento e utilizará machine learning (aprendizado de máquina) para analisar a rotina do usuário com o objeto de diminuir a velocidade de carregamento no melhor momento possível. O sistema irá observar quantas horas e qual o horário em que você deixa o celular na tomada para que ele carregue mais rapidamente ou lentamente de acordo com a rotina da pessoa.

Carregamento inteligente através de machine learning
Carregamento inteligente através de machine learning

 

Novo indicador de volume

Para a alegria geral dos fãs da "maçã" a Apple finalmente mudou o indicador de volume. No iOS 12 simplesmente aparece um quadrado "gigante" no centro da tela, o que pode atrapalhar em muitas atividades multimídia ou até mesmo na leitura de um texto.

A solução encontrada pela Apple foi mudar o quadrado para um retângulo com bordas arredondadas no canto esquerdo da tela. Essa barra de volume é interativa sendo possível deslizar com o dedo para alterar o volume.

A barra adicionada fica consideravelmente grossa quando utilizada, porém os desenvolvedores adicionaram uma função para que ela encolha de tamanho e depois desapareça caso você não esteja usando-a no momento.

Novo visual e funcionamento da barra de volume
Novo visual e funcionamento da barra de volume

 

Possível abandono do 3D Touch

A Apple menciona o seguinte dentre as novidades:

  •         Peek: Visualize mensagens de email, links da web e muito mais simplesmente pressionando e segurando para ver uma sugestão do conteúdo.
  •         Ações rápidas: Mantenha pressionado o ícone de um aplicativo para executar rapidamente ações específicas para o aplicativo.

Essas funcionalidades mostradas acima fazem com que o 3D Touch tenha função redundante e desnecessária. Com as novas formas de comandos, no iOS 13 teremos a possibilidade de realizar praticamente tudo o que o 3D Touch é capaz sem a utilização de um sensor dedicado para isso como no caso do 3D Touch.

Entretanto, apesar de se conseguir realizar as mesmas tarefas, a experiência não é a mesma. Com o 3D Touch se consegue maior agilidade nos comandos ao passo de que o Haptic Feedback necessita que o usuário toque e segure por 1-2 segundos para conseguir a mesma ação.

3D Touch
3D Touch

 

Troca de rede Wi-Fi e dispositivos Bluetooth diretamente na Central de Controle

A central de controle trouxe algo que os usuários do iPhone desejavam muito em seus smartphones, a possibilidade de acessar atalhos para ajustes do sistema na tela inicial do celular. Dessa forma era possível, através dos atalhos, desligar e ligar o Wi-fi. Entretanto os usuários queriam ainda algo a mais além dessa função de controle do Wi-fi.

Foi necessário seis anos, para que finalmente os desenvolvedores da Apple, decidissem adicionar novas funções ao botão de atalho do Wi-fi. Agora é possível alternar entre redes Wi-fi ou conectar a dispositivos Bluetooth através da Central de Controle.

Novo atalho para o Wi-fi e Bluetooth na Central de Controle
Novo atalho para o Wi-fi e Bluetooth na Central de Controle

 

Safari mais próximo de um navegador de computador

Por melhor que seja a versão mobile do navegador Safari, infelizmente existem muitas limitações se comparado a versão para notebooks e desktops. Na versão móvel, por exemplo, temos dificuldades de gerenciar os downloads, opção para versão para desktop do site escondida, entre outros pontos.

Confira abaixo o que você encontrará no Safari do iOS 13:

Modo escuro/Dark Mode/Night Mode

Antes era possível obter o uso desta função somente quando você selecionava para navegar de forma privada. Porém, agora será possível navegar com o "dark mode" normalmente no navegador, sem a ativação de nada.

Menu de ajustes

Em cima no canto esquerdo do navegador o menu de visualização do leitor foi trocado por uma versão bem mais funcional com diversas opções. Com essa nova versão o usuário tem a possibilidade de ativar a visualização apenas por texto e ativar a versão para desktop do site. Além disso, se pode também desativar bloqueadores de conteúdo (caso você utilize algum) e ativar a ocultação de barra de ferramentas para ter um melhor aproveitamento da tela.

Outro ponto interessante é a possibilidade de alterar o tamanho da letra, sem a necessidade de mexer nas configurações do sistema, em algum site em específico que você julgar muito pequena.

Se você selecionar "ajustes do site" é possível determinar um padrão para um site em específico fazendo com que toda vez que acessar aquele site, não precisar fazer todas as modificações para começar a ler o site.

Novo menu de ajustes no navegador Safari
Novo menu de ajustes no navegador Safari

 

Gerenciamento de download

Enfim, será possível visualizar de forma fácil e clara quando você estiver realizando um download de um arquivo e ainda escolher onde irá salvá-lo (no celular ou no algum serviço na nuvem).

Monitoramento de downloads
Monitoramento de downloads

 

Fechar abas automaticamente

Outra função muito útil para aqueles que abrem trilhões de abas no navegador é o fechamento de abas automático depois de certo tempo que você não acessa determinada aba. Você pode ajustar o tempo para um dia, uma semana e até um mês.

Programar quando as abas serão fechadas automaticamente
Programar quando as abas serão fechadas automaticamente

 

Suporte a mouse e trackpad

Agora será possível conectar um mouse ou trackpad no iPad e no iPhone

Envio de áudio para dois pares de AirPods

Com o iOS 13 será possível o assistente virtual ler as mensagens dos aplicativos como, por exemplo, o Whatsapp, e transmitir o áudio para os Airpods. Será possível também escrever mensagens falando pelos Airpods ou pelo microfone do celular.

Além das novas funcionalidades envolvendo mensagens,também será permitido realizar o compartilhamento de áudio de um iPhone com mais de um par de AirPods.

Não se sabe se essas ferramentas funcionam com qualquer fone Bluetooth.

Maior personalização dos Memojis do iPhone

No iPhone X é possível utilizar a câmera frontal para criar avatares animados de si mesmo, seu próprio emoji exclusivo (chamados memojis). No iOS 13 o usuário terá a possibilidade de personalizar seu emoji adicionando acessórios e maquiagem.

Conectar-se em sites e apps sem precisar revelar seus dados pessoais

Já é algo que o Facebook e Google, por exemplo, fazem a um bom tempo. A Apple decidiu criar seu próprio botão para aumentar mais ainda a segurança de seus usuários e não precisar sair disponibilizando seus dados para qualquer site ou empresa que podem utilizar para fins não éticos.

Outras funcionalidades que foram adicionadas no iOS 13 foram:

  •  Modo para pouco uso de dados;
  •  Possibilidade de silenciar apenas ligações de remetentes desconhecidos;
  •  Sugestões da Siri no Safari;
  •  Suporte a Dual-SIM no FaceTime e no iMessage;
  •  Teclas separadas para o teclado de emojis e a configuração de idiomas (a tecla do globo terrestre);
  •  Suporte a tamanhos "irregulares" de telas no CarPlay;
  •  Colaboração somente leitura no Notas;
  •  Modo Claro no CarPlay;
  •  Inclusão de alto-falantes AirPlay 2 nas automações do app Casa;
  •  Opção de configurar metas de leitura no Apple Books;
  •  Opção de bloquear remetentes no Mail;
  •  Busca aprimorada no Fotos e no iMessage;
  •  Reprodução em Dolby Atmos.