Desde que houve a restrição de empresas chinesas de telecomunicação pelo Departamento de Comércio dos EUA após a declaração de emergência nacional do presidente Donald Trump, a Huawei sofreu diversas perdas, dentre elas parcerias com empresas americanas e até não estadunidenses (com relação com alguns negócios no país). Por conta disso, a fabricante chinesa de smartphones decidiu focar no desenvolvimento de seu SO próprio que vinha preparando já há alguns anos (Projeto Z).

Recentemente a Huawei anunciou que lançaria o seu sistema operacional próprio neste mês de junho com o nome de HongMeng OS, porém segundo o site AndroidHeadlines a fabricante de celulares chinesa registrou alguns nomes recentemente na Europa, mais especificamente no DPMA (German Patent and Trademark Office). Os nomes registrados foram "Huawei Ark OS", "Huawei Ark", "Ark" e "Ark OS", sugerindo que o nome do sistema operacional será comercializado dessa forma. Assim, acredita-se que houve uma mudança do nome HongMeng OS para Ark OS.

Foram compartilhadas pelo site Caschy's Blog imagens do novo sistema operacional da Huawei mostrando um menu para gerenciar os aplicativos instalados no smartphone. Pode parecer uma skin sob o SO Android, mas percebe-se alterações visíveis entre o "Ark OS" e o SO do Google.

Print screens do novo sistema operacional da Huawei 01
Print screens do novo sistema operacional da Huawei 01

 

Print screens do novo sistema operacional da Huawei 02
Print screens do novo sistema operacional da Huawei 02

 

Print screens do novo sistema operacional da Huawei 03
Print screens do novo sistema operacional da Huawei 03

Acredita-se que a Huawei tenha desenvolvido uma camada em seu SO para haver a compatibilidade com todos os aplicativos Android, além de ser possível recopilá-los para melhorar o desempenho. Com relação a forma com que serão instalados, analisaremos se o Aptoide ou a App Gallery da Huawei se tornará a loja oficial de apps.