O novo conceito de notebook com duas telas da Intel expande os horizontes de quem buscava até então, sem sucesso, um dispositivo portátil, que atendesse a demanda que até então só um desktop com dois monitores, ou notebook ligado a monitor externo resolveria.

O notebook chega para atender o público mais exigente, gamers e criadores de conteúdo.

Enquanto a Intel apresentava o protótipo, a Asus apresentava o já pronto Zenbook Pro Duo, com o mesmo conceito de duas telas, só que a Intel está indo um pouco mais além com esse protótipo.

O Honeycomb Glacier, assim chamado pela Intel, parece um notebook tradicional enquanto fechado, mas suas laterais mostram detalhes importantes e que fazem toda a diferença e traz a nova funcionalidade. 

O Honeycomb Glacier quase passa desapercebido quando fechado, mas o sistema de dobradiças presentes no modelo apontam para o
O Honeycomb Glacier quase passa desapercebido quando fechado, mas o sistema de dobradiças presentes no modelo apontam para o "algo a mais" que ele traz

 

Quando aberto, logo percebemos a presença da segunda tela acima do teclado, assim como o Asus Zenbook Pro Duo, mas olhando um pouco mais de perto, vemos que a mesma não é fixa, dando a possibilidade de se destacar de sua origem plana e levantar todo o conjunto da tela principal e a secundária, dando maior flexibilidade para o usuário poder criar, jogar, fazer streaming e muito mais. 

Honeycomb Glacier - Protótipo da Intel com as duas telas, que se levantam em qualquer ângulo
Honeycomb Glacier - Protótipo da Intel com as duas telas, que se levantam em qualquer ângulo (foto Engadget)

O protótipo tem uma configuração de 2 telas, a principal de 15,6 polegadas FullHD e secundária tem 12,3 polegadas com metade da altura vertical. Como o ZenBook Pro Duo, a tela secundária está acima do teclado.

No entanto, o design do protótipo da Intel parece ser ligeiramente e traz um design com linhas mais agressivas.

Uma coisa que incomodou um pouco, mas que não chega a ser um grande problema, é que quando levantamos as duas telas, elas ficam muito próximas do usuário e isso possivelmente pode incomodar com horas de uso. Logo, o uso de um outro teclado e mouse extra, melhoraria de fato a experiência com o Honeycomb Glacier.

Entretanto o que pode ser incomodo para uns, para outros faz muita diferença, pois a possibilidade de inclinar a tela secundária, ajuda muito na leitura das informações que ali aparecem de acordo com a aplicação escolhida.

Foram exibidos alguns exemplos de utilização e o que chamou mais atenção foi a possibilidade de fazer streaming de games, onde o jogo se mantém na tela principal, enquanto temos duas janelas abertas na tela secundária mostrando um chat da Twitch e o painel de controle do software de streaming.

a
Com o conjunto de telas "destacado" da base o sistema de ventilação se torna mais eficiente. 

O Intel Honeycomb Glacier trouxe processador Core i9 de 45W com overclock e uma placa de vídeo NVIDIA GTX 1070. Ao se levantar a tela secundária, podemos ver uma enorme abertura circular puxa o ar através do dispositivo, com mais aberturas espalhadas pelos lados da base. Isso significa que a Intel pode manter seus processadores rodando em overclock e aproveitar alguns benefícios secundários dessa tela elevada.

A mídia especializada que esteve presente no evento da Intel, ainda mencionou que não esperava um acabamento tão perfeito em um protótipo, isso nos leva a crer que a chegada efetiva do Honeycomb Glacier ao mercado não esteja tão distante assim.

E, vale reforçar que, a Intel não está fabricando esses notebooks, eles são apenas conceitos (por enquanto), que podem ou não se tornar uma realidade no futuro.