Intel anuncia décima geração de processadores Core i3 com grande salto de desempenho

Depois de muitos anos prometendo uma nova arquitetura, a Intel finalmente lançou seus processadores de 10nm na sua décima geração de processadores que tem o nome de Ice Lake.

Por Hardware Pular para comentários
Intel anuncia décima geração de processadores Core i3 com grande salto de desempenho

Depois de muitos anos prometendo uma nova arquitetura, a Intel finalmente lançou seus processadores de 10nm na sua décima geração de processadores que tem o nome de Ice Lake.

A característica que mais chamou a atenção no Ice Lake é um aumento de 18% no processamento de instruções por ciclo (IPC) comparando com a arquitetura Skylake, mas os ganhos vão mais além ainda em algumas aplicações, obtendo picos de 30% a 40% para alguns tipos de atividades.

A evolução do desempenho vem por conta dos novos núcleos Sunny Cove desenvolvidos pela Intel para rivalizar com o ressurgimento da AMD que anunciou recentemente um incremento de 15% no IPC da sua arquitetura Zen em seu processador de 7nm. Segundo a AMD, os seus novos processadores de terceira geração superaram os processos de um núcleo do Skylake da Intel. Espera-se que com os avanços dos novos processadores Ice Lake, a empresa possa restaurar a liderança no desempenho de um núcleo em seus processadores.

Melhora no desempenho da décima geração de processadoresMelhora no desempenho da décima geração de processadores

A nova arquitetura foi desenvolvida pensando na utilização em notebooks e em outros aparelhos finos e leves. Os novos chips virão com as variantes U e Y que possuem TDP de 9W, 15W e 25W. A décima geração de processadores virá com até quatro núcleos e ou threads além de 8MB de memória cache L3.

Houve também uma melhora no suporte ao dual channel para 4x32 LPDDR4X-3733 e DDR4-3200.

A décima geração de processadores com com um turbo boost de até 4,1GHz, o que é de se estranhar já que na geração anterior o clock chegava a 4,6GHz. Isso significa que a Intel não conseguiu otimizar totalmente o processador, embora a Intel tenha avisado que viria com um clock menor nas primeiras versões se comparado com os processadores de 14nm.

Informações da nova geração de processadoresInformações da nova geração de processadores

 

Compartilhe com seus amigos:
Vitor Valeri
Vitor Valeri Fundador dos canais "Fones High-End" nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há 10 anos, hoje é responsável pela redação sobre a temática juntamente com games (outra paixão). Formado em Saúde Coletiva, anda sempre em busca de inovação e conhecimento.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @vitor_valeri // TWITTER: @Vitor_Valeri
Quer conversar com o(a) Vitor, comente:
Minha foto
    Últimas notícias de Hardware