Depois de muitos anos prometendo uma nova arquitetura, a Intel finalmente lançou seus processadores de 10nm na sua décima geração de processadores que tem o nome de Ice Lake.

A característica que mais chamou a atenção no Ice Lake é um aumento de 18% no processamento de instruções por ciclo (IPC) comparando com a arquitetura Skylake, mas os ganhos vão mais além ainda em algumas aplicações, obtendo picos de 30% a 40% para alguns tipos de atividades.

A evolução do desempenho vem por conta dos novos núcleos Sunny Cove desenvolvidos pela Intel para rivalizar com o ressurgimento da AMD que anunciou recentemente um incremento de 15% no IPC da sua arquitetura Zen em seu processador de 7nm. Segundo a AMD, os seus novos processadores de terceira geração superaram os processos de um núcleo do Skylake da Intel. Espera-se que com os avanços dos novos processadores Ice Lake, a empresa possa restaurar a liderança no desempenho de um núcleo em seus processadores.

Melhora no desempenho da décima geração de processadores
Melhora no desempenho da décima geração de processadores

A nova arquitetura foi desenvolvida pensando na utilização em notebooks e em outros aparelhos finos e leves. Os novos chips virão com as variantes U e Y que possuem TDP de 9W, 15W e 25W. A décima geração de processadores virá com até quatro núcleos e ou threads além de 8MB de memória cache L3.

Houve também uma melhora no suporte ao dual channel para 4x32 LPDDR4X-3733 e DDR4-3200.

A décima geração de processadores com com um turbo boost de até 4,1GHz, o que é de se estranhar já que na geração anterior o clock chegava a 4,6GHz. Isso significa que a Intel não conseguiu otimizar totalmente o processador, embora a Intel tenha avisado que viria com um clock menor nas primeiras versões se comparado com os processadores de 14nm.

Informações da nova geração de processadores
Informações da nova geração de processadores