Intel anuncia décima geração de processadores Core i3 com grande salto de desempenho

Depois de muitos anos prometendo uma nova arquitetura, a Intel finalmente lançou seus processadores de 10nm na sua décima geração de processadores que tem o nome de Ice Lake.

Por | @Vitor_Valeri Hardware Pular para comentários

Depois de muitos anos prometendo uma nova arquitetura, a Intel finalmente lançou seus processadores de 10nm na sua décima geração de processadores que tem o nome de Ice Lake.

A característica que mais chamou a atenção no Ice Lake é um aumento de 18% no processamento de instruções por ciclo (IPC) comparando com a arquitetura Skylake, mas os ganhos vão mais além ainda em algumas aplicações, obtendo picos de 30% a 40% para alguns tipos de atividades.

A evolução do desempenho vem por conta dos novos núcleos Sunny Cove desenvolvidos pela Intel para rivalizar com o ressurgimento da AMD que anunciou recentemente um incremento de 15% no IPC da sua arquitetura Zen em seu processador de 7nm. Segundo a AMD, os seus novos processadores de terceira geração superaram os processos de um núcleo do Skylake da Intel. Espera-se que com os avanços dos novos processadores Ice Lake, a empresa possa restaurar a liderança no desempenho de um núcleo em seus processadores.

Melhora no desempenho da décima geração de processadoresMelhora no desempenho da décima geração de processadores

A nova arquitetura foi desenvolvida pensando na utilização em notebooks e em outros aparelhos finos e leves. Os novos chips virão com as variantes U e Y que possuem TDP de 9W, 15W e 25W. A décima geração de processadores virá com até quatro núcleos e ou threads além de 8MB de memória cache L3.

Houve também uma melhora no suporte ao dual channel para 4x32 LPDDR4X-3733 e DDR4-3200.

A décima geração de processadores com com um turbo boost de até 4,1GHz, o que é de se estranhar já que na geração anterior o clock chegava a 4,6GHz. Isso significa que a Intel não conseguiu otimizar totalmente o processador, embora a Intel tenha avisado que viria com um clock menor nas primeiras versões se comparado com os processadores de 14nm.

Informações da nova geração de processadoresInformações da nova geração de processadores