Com o lançamento dos Ryzen 2 série 3000, a Intel parecia estar ficando para trás na corrida do mercado de processadores. Hoje, a marca finalmente anunciou sua décima geração de processadores que usa o processo de fabricação de 10nm e foi chamada de Ice Lake.

De saída haverão 11 processadores disponíveis para compra no mercado com a nomenclatura que já conhecemos há anos: i3, i5 e i7. Infelizmente não há nenhuma informação específica das CPUs além de que seu chip mais potente no lançamento terá frequência turbo de até 4.1 Ghz, um número bem abaixo do que estamos acostumados a ver nas últimas gerações da Intel, especialmente na oitava e nona.

Intel Ice Lake 10° geração
Intel Ice Lake 10° geração

Há também grandes melhoras no IPC dos processadores segundo a Intel com ganhos de até 18% em performance. A marca diz que este ganho vem de melhoras na estrutura interna do chip como um cache maior e mais unidades de execução. O maior responsável por este ganho seria o alargamento da micro-estrutura do chip.

IPC Intel 10° geração
IPC Intel 10° geração

Há também novidades na parte de GPUs integradas, como já vimos em outras notícias a Intel planeja começar a vender placas de vídeo nos próximos meses e isso provavelmente irá impactar diretamente nas GPUs que vem integradas em suas CPUs.

Inicialmente, tudo que sabemos é que na décima geração, as GPUs integradas terão um turbo máximo de 1.1 Ghz, ou 1100 Mhz.

GPUs integradas também ganham melhoras
GPUs integradas também ganham melhoras

Novamente, não há dados técnicos liberados e muito menos testes de performance, tudo que podemos fazer é esperar por mais informações e torcer para que a disputa contra a AMD fique cada vez mais acirrada.

A série Y é normalmente usada em Chromebooks/Netbooks que tem resfriamento passivo já que o consumo é extremamente baixo. Já a série U é usada em vários tipos de Laptops que variam de chips de entrada como o i3 8130u até o i7 8565u que já começaria a entrar nos CPUs High-end de baixo consumo.

Um comparativo do Ryzen 3700u contra um dos chips da nova série Ice-Lake-U foi liberado pela marca mostrando que o equivalente da Intel tem em média 10% a mais de performance em jogos, isso é uma disputa direta com a série Ryzen-U da AMD que vem com gráficos Vega integrados e que trouxeram muitos benefícios ao mercado de Laptops nos últimos meses.

Ryzen 7 3700u vs Equivalente Ice Lake-U
Ryzen 7 3700u vs Equivalente Ice Lake-U

Os chips também virão já com o novo padrão WiFi 6 assim como suporte nativo ao Thunderbolt 3, algo que antes para poder ser usado era necessário uma placa PCIe externa. O Thunderbolt oferece suporte a carregamento, placas gráficas externas, imagem e transferência de arquivos tudo em uma porta, facilitando muito a vida das empresas que desenvolvem estes Laptops.

Algumas das features da décima geração de CPUs Intel móveis
Algumas das features da décima geração de CPUs Intel móveis

São momentos excelentes para o mercado de processadores que vem cada vez mais se agitando desde o lançamento da primeira geração dos AMD Ryzen. Agora é esperar para o lançamento oficinal da décima geração da Intel assim como mais informações sobre sua linha de produtos e ver qual será a verdadeira performance no uso diário.

Assista o vídeo comparativo entre o i9 da Intel e 2700x da AMD:

Fonte: AnandTech