Os cidadãos dos Estados Unidos terão uma novidade neste ano em relação às eleições. Por lá, será possível, pela primeira vez, votar através do smartphones.

O voto será feito através do app Voatz, que usa blockchain combinado com reconhecimento facial, para garantir que a votação seja segura e também anônima. A novidade chega como um modo de facilitar o método de votação. Vale mencionar que nos Estados Unidos o registro é burocrático, e como a votação é facultativa, muitos eleitores desistem de votar.

De acordo com a CNN, para conseguir votar através do aplicativo será necessário fazer um registro utilizando uma foto da carteira de identidade e ainda um vídeo no estilo selfie com o rosto.

Os dados em questão serão enviados para o aplicativo, e com isso irão garantir que quem está votando é mesmo a mesma pessoa que fez o registro.

Smartphone será usado pela primeira como meio de votação nos Estados Unidos.
Smartphone será usado pela primeira como meio de votação nos Estados Unidos.

O serviço não poderá ser usado por todos os cidadãos. Em alguns locais como a Virgínia Ocidental, por exemplo, as pessoas não terão acesso ao recurso. Para completar, os militares que estão fora do país também não terão o serviço a disposição.

O serviço é novo e por isso, já estão surgindo dúvidas sobre a sua segurança. O chefe de tecnologia do Centro de Democracia e Tecnologia Joseph Lorenzo, por exemplo, se manifestou sobre o assunto.

Segundo ele, a "votação mobile é uma ideia terrível". Em uma entrevista por e-mail ele disse que ainda que "as pessoas votando pela internet em seus dispositivos horríveis do ponto de vista de segurança, por meio de nossas redes horríveis e para servidores difíceis de se manterem seguros sem um registro físico em papel do voto", sendo uma receita pronta para o desastre.

E você, acredita que essa seja a tendência de votação em outros países também?