O Android 10 finalmente chegou, mas devido à natureza fragmentada do sistema operacional do Google, depende da disponibilidade da fabricante quando se trata de obter a versão mais recente do Android.

O Oficina da Net já listou aqui as novidades que o Android 10 traz para o mercado de smartphones, e você pode ver aqui. Agora as perguntas que mais recebemos é, quando meu smartphone e se meu smartphone vai receber o update?

Se você não sabe se seu smarphone vai receber ou não o Android 10, leia antes a lista de smartphones que receberão o Android 10.

Quando meu smartphone receberá o Android 10?

O novo sistema operacional móvel já começou a ser implementado em vários smartphones, mas os cronogramas de lançamento para da maioria das fabricantes são desconhecidos.

Google Pixel

google pixel

A atualização do Android 10 começou a ser lançada no Google Pixel em 3 de setembro. Se você possui um Pixel, Pixel XL, Pixel 2, Pixel 2 XL, Pixel 3, Pixel 3 XL, Pixel 3a ou Pixel 3a XL, vá em Configurações > Sistema> Atualização do sistema e verifique se a atualização já chegou.

Asus

Asus ZenFone 6

Demorou um tempo para a Asus lançar o Android 9.0 Pie para todos os seus aparelhos em todo o mundo, e o lançamento do Android 10 pode ser igualmente demorado.

Nokia

Nokia 9 PureView

A HMD Global lançou um roteiro detalhado para as atualizações do Android 10 nos seus smartphones.

O Nokia 9 PureView, Nokia 8.1 e Nokia 7.1 devem receber o Android 10 antes do final do ano. Nos primeiros meses de 2020, o Nokia 7 Plus, Nokia 6.1 Plus e Nokia 6 receberão a atualização.

No final do primeiro trimestre de 2020, o Nokia 4.2, Nokia 3.2, Nokia 3.1 Plus, Nokia 2.2, Nokia 8 Sirocco, Nokia 5.1 Plus e Nokia 1 Plus também devem receber o Android 10.

Os dispositivos restantes - incluindo Nokia 5.1, Nokia 3.1, Nokia 2.1 e Nokia 1 - devem ser atualizados até o final do segundo trimestre de 2020.

Nokia divulga calendário de atualizações para o Android 10.

HTC

HTC U12 Plus

As atualizações do Android Pie só começaram a chegar aos smartphones HTC recentemente. Portanto, não espere que o Android 10 chegue aos smartphones HTC ainda neste ano, exceto talvez na versão Android One do U11 Life.

Huawei

Mate 30

Apesar de seus problemas comerciais e de segurança com os EUA, a Huawei está avançando com uma atualização do Android 10 para smartphones Huawei e Honor. A versão da empresa para o Android é conhecida como EMUI 10.0, que é basicamente o Android 10 com alguns complementos personalizados. Pode ser que a versão chegue na próxima série Mate 30, que a Huawei divulgará em 19 de setembro.

LG

LG G8 ThinQ

Como a HTC, a LG demora para lançar novas versões do Android em seus aparelhos.

OnePlus

OnePlus 7

O OnePlus disse esta semana que está "pronto para lançar a primeira versão do Open Beta baseada no Android 10 para o OnePlus 7 Series". Além disso, o Android 10 chegará também para os smartphones mais antigos, como o OnePlus 6T, OnePlus 6, OnePlus 5T e OnePlus 5.

Samsung

Samsung

A Samsung não tem um histórico de implantar atualizações do Android rapidamente. Porém, parece que a T-Mobile está testando o Android 10 em sua linha Galaxy S10, o que é um bom presságio para os smartphones receberem a atualização.

Proprietários do Samsung Galaxy S10 poderão utilizar o Android 10 mais cedo.