A HMD Global será uma das primeiras a atualizar os seus dispositivos Nokia para a mais nova versão do sistema operacional da Google, o já nomeado oficialmente apenas como Android 10 (sem nomes de doces dessa vez). A gigante finlandesa compartilhou uma calendarização oficial para diversos dispositivos da Nokia a receberem a atualização.

Datas definidas, porém, já se mostraram ser um tanto não confiáveis e acabando por decepcionar usuários com expectativas quebradas ao adiar o lançamento por conta de inúmeros problemas que podem ocorrer ao adaptar o novo sistema aos aparelhos. Seja sobreposição de softwares, resolução de recursos, bugs, muitas coisas podem adiar um lançamento, mas mesmo assim a Nokia oficializou sem datas definidas as chegadas do Android 10.

dates

O calendário acima está separado por trimestres, "quarters" em inglês e também o significado das abreviações Q4, Q1 e Q2 na imagem. Ou seja, ainda em 2019 a Nokia planeja lançar o Android 10 para dispositivos de categoria alta e alta-média, os Nokia 9 PureView, Nokia 8.1 e Nokia 7.1. Já a maioria das atualizações ficam para os dois primeiros trimestres de 2020, nos primeiros três meses do ano a Nokia atualizará os 7 Plus, 6.1 Plus e 6.1, enquanto mais tarde receberão os 4.2, 3.2, 3.1 Plus, 2.2, 1 Plus, 5.1 Plus e 8 Sirocco. Os últimos a receber a atualização serão os Nokia 1, 5.1, 2.1 e 3.1 no segundo trimestre do ano que vem. Dispositivos mais antigos e não mencionados não deverão receber a atualização, pelo menos não a princípio.