Enquanto telefones celulares 5G como o Samsung Galaxy S10 5G e o Huawei Mate 20 X 5G estão lentamente expandindo sua disponibilidade, seus preços estão presos em um patamar bem alto. De acordo com uma nova entrevista com o oficial chefe de produtos da HMD, Juho Sarvikas, deveremos ver um mais acessível smartphone 5G da Nokia chegando no ano que vem com uma nova faixa de preço para a categoria.

Sarvikas explica que a HMD vê uma oportunidade ao trazer o 5G para um público maior e eles começaram por cortar o custo do aparelho celular. O principal objetivo é trazer um smartphone 5G custando mais ou menos metade do que o mercado atual está cobrando. A Nokia está trabalhando de perto com a fabricante de chips Qualcomm em desenvolver um aparelho celular e também está conversando com operadoras americanas para melhorar ainda mais essas oportunidades de expansões de mercado.

5g

Um celular 5G a preços amigáveis e acessíveis certamente ajudaria na expansão do 5G que atualmente é demasiado seleto e restrito, assim permitindo também que a área de cobertura da nova e mais rápida rede móvel seja possível e lucrativa de se expandir. Mas para isso, a acessibilidade do 5G deve certamente aumentar, já que para que a rede seja adotada em múltiplos lugares, atualmente é necessário desembolsar muito dinheiro por parte dos consumidores, que em lugares como o Brasil, não estão tampouco aptos ou dispostos em sua maioria a fazê-lo.