Em algum momento da sua vida, você parou um pouco e tentou descobrir para que servem aquelas teclas estranhas no topo do teclado do seu computador. Aquelas que têm um "F" seguido de um número. Elas são chamadas de "teclas de função" e estão lá para fazer algumas coisas bem úteis, inclusive algumas podem até te surpreender. Neste artigo de utilidade pública, descubra para que servem as teclas F1 a F12.

Qual a função das teclas F1 a F12 do teclado?

Cada tecla tem um função especial no seu computador e pode variar de um dispositivo para outro, como Windows e Mac. Veja abaixo:

Teclas F1 a F12
Teclas F1 a F12
  • F1: No Windows, essa tecla abre a central de ajuda do programa que está usando. No Mac, ela diminui o brilho da tela.
  • F2: Renomeia arquivos ou pastas no Windows. No Mac, aumenta o brilho da tela.
  • F3: Abre a aba de pesquisa em programas como o Google Chrome, Microsoft Edge e outros navegadores. No Mac, abre o Mission Control, para ver todas as janelas abertas.
  • F4: No Windows, abre a barra de endereços no Explorador de Arquivos. Também fecha janelas quando pressionado com a tecla "Alt". No Mac, abre o Launchpad, onde você pode ver todos os aplicativos.
  • F5: Atualiza a página em navegadores como o Google Chrome. No Mac, reduz o brilho do teclado.
  • F6: No Windows, aciona a barra de endereço no navegador. No Mac, aumenta o brilho do teclado.
  • F7: Em editores de texto, faz a verificação ortográfica e gramatical.
  • F8: No início do computador, abre o Modo de Segurança no Windows.
  • F9: No Word, quando combinado com "Ctrl", insere um novo campo. Sozinho, não faz nada especial.
  • F10: Em alguns programas, como o Microsoft Edge, essa tecla aciona a barra de endereço ou abre o menu de configurações do navegador que você usa. No Mac, desativa o som.
  • F11: No Windows, ativa o modo tela cheia. No Mac, reduz o som. Com a tecla "fn", minimiza todas as janelas.
  • F12: No Word, abre a função "Salvar como" ou imprime arquivos com "Ctrl + Shift + F12". No Mac, aumenta o som.

Outras teclas que você também não deve saber para que serve

Além das teclas de função, existem outras teclas que não tão comuns para a maioria dos usuários, como Insert, Scroll Lock, End e assim por diante. Veja o que elas fazem:

Teclas Page Down, Page Up, Insert, Home, End, Del, Scroll Lock
Teclas Page Down, Page Up, Insert, Home, End, Del, Scroll Lock
  1. Insert (Ins): Permite inserir texto no meio de uma frase sem apagar o que está escrito. Em alguns programas, como editores de texto, ao ativar o modo de inserção, o texto digitado empurra o que já está lá para frente.

  2. Home: Move o cursor para o início da linha atual no documento ou na página. Se pressionado junto com a tecla "Ctrl", leva o cursor para o início do documento.

  3. Page Up (PgUp): Move a visualização para cima em uma página inteira. No navegador ou em outros programas, rola a página para cima.

  4. Page Down (PgDn): Move a visualização para baixo em uma página inteira. Funciona como o oposto do "Page Up", rolando a página para baixo.

  5. Delete (Del): Apaga o caractere à frente do cursor ou o caractere selecionado. No Mac, em alguns programas, como no Finder, move arquivos selecionados para a Lixeira.

  6. End: Move o cursor para o final da linha atual no documento ou na página. Se pressionado junto com a tecla "Ctrl", leva o cursor para o final do documento.

  7. Pause Break: Em alguns casos, é usado para pausar temporariamente a execução de um processo em sistemas antigos, mas em sistemas modernos, pode não ter uma função clara.

  8. Scroll Lock: Originalmente, era usado para travar a rolagem da tela, mas em muitos sistemas modernos, não tem uma função definida. Em alguns programas, como planilhas, pode ter um propósito específico.

E aí, você sabia a função de todas essas teclas? Deixe seu comentário abaixo!

Antes de você ir...

Você pode gostar de saber a respostas de outras dúvidas que quase todo mundo tem. Por exemplo, veja nosso artigo que responde o que significa aquele símbolo de lata de lixo que aparece nos aparelhos eletrônicos. E também o que significa aquele selo CE que aparecem nos produtos.