Já aconteceu de você ficar olhando os produtos até que se depare com um pequeno símbolo "CE"? Se já, com certeza você quis saber o que essa sigla significa. Aliás, qual a importância desse símbolo nos produtos? Essa é a sigla francesa para Conformité Européenne - ou "Conformidade Europeia" em português. Em poucas palavras, ele é um registro que garante que tudo está certo com determinado produto.

O que é o selo CE?

O selo CE é um celular Xiaomi, da China
O selo CE é um celular Xiaomi, da China

O selo CE é muito mais do que apenas duas letras aleatórias em um produto. Na verdade, é um indicativo crucial de conformidade com os padrões de segurança estabelecidos pela União Europeia.

Esse selo é comum em uma variedade de produtos que circulam no mercado, desde produtos eletrônicos, como também brinquedos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), produtos médicos, produtos químicos e até produtos relacionados a esportes, o que inclui bicicletas, capacetes, equipamentos de escalada e assim por diante.

Qualquer empresa que pretende lançar um produto na União Europeia necessita obter o selo CE, mesmo que ela não seja da Europa. Esse registro nada mais é que uma liberação, de acordo com uma série de parâmetros, que aquele produto está apto para ser comercializado em território europeu. Muitos desses produtos sã também comercializados em outros mercados, como o Brasil. Por isso temos produtos em nosso país que contam com essa certificação.

Por que é importante?

A presença do selo CE garante que o item atende aos requisitos de segurança e qualidade definidos pela legislação europeia. Isso é especialmente importante em produtos que envolvem riscos para a saúde, segurança ou meio ambiente.

Caixa de um fone da Haylou, marca chinesa, com o selo CE estampado
Caixa de um fone da Haylou, marca chinesa, com o selo CE estampado, além de outras certificações

Produtos sem esse selo podem ser considerados irregulares e consequentemente podem enfrentar restrições ou até mesmo proibições de venda dentro da União Europeia. Além disso, especialistas afirmam que esses produtos podem oferecer riscos aos consumidores, já que não foram devidamente certificados.

Portanto, da próxima vez que você se deparar com o selo CE em um produto, saiba que não é apenas um enfeite; é a garantia de que o produto atende aos padrões de segurança europeus. E, se você não encontrar esse selo, é bom ficar atento, pois pode haver mais do que um simples mistério por trás da ausência dele.