O Google Drive é um sistema muito útil nos nossos dias, tanto que hoje ele faz parte do sistema Android de forma nativa, permitindo que você guarde arquivos, documentos, músicas, fotos e vídeos na nuvem e assim economizar espaço no seu dispositivo. Mas ele vai muito além disso. Neste artigo, vou te mostrar outros dois recursos muito úteis que de tão bons, vão mudar a sua rotina e vida como um todo.

1. Escaneie documentos com o aplicativo para Android

Muita gente não sabe, mas é possível escanear documentos direto do app do Google Drive para Android. Isso quer dizer que você não precisa baixar outros aplicativos com a proposta de digitalizar documentos impressos. Para isso, basta tocar no botão "+ Novo" do canto inferior direito do app para smartphone e, em seguida, ir em "Digitalizar". Se quiser uma forma mais rápida, no menu de apps ainda, pressione o ícone do app por alguns segundos e então selecione "Digitalizar".

O Google Drive pode digitalizar seus arquivos no aplicativo para Android
O Google Drive pode digitalizar seus arquivos no aplicativo para Android

Vale lembrar que, até o momento, esse recurso não está disponível para iPhone (iOS).

2. Extraia texto de imagens e PDFs

Outro recurso muito útil do Google Drive é o de extrair texto de imagens e PDFs e gerar um arquivo de texto automaticamente. Isso é possível através de um recurso de reconhecimento óptico de caracteres (OCR). Para usar esse recurso, você deve importar o arquivo desejado no Google Drive, clicar com o botão direito sobre ele e, na opção, "Abrir com", escolha "Google Docs".

Depois de salvar sua imagem no Google Drive, vá em Abrir com e escolha Documentos Google
Depois de salvar sua imagem no Google Drive, vá em "Abrir com" e escolha "Documentos Google"