O Google Drive é um aplicativo que já vem instalado nos smartphones Android. Em geral, as pessoas o usam como um serviço básico de armazenamento em nuvem. Entretanto, há muito mais recursos que você pode usar, e se beneficiar.

Atualmente, o aplicativo de armazenamento é uma das opções mais completas que existe no mercado. Além de ferramentas gratuitas, o Google Drive também conta com recursos pagos - para os usuários mais exigentes.

Além de poder usar o Google Drive para backups, você também pode usar o mesmo como um scanner de imagens, para o compartilhamento de arquivos, e muito mais. Confira abaixo, alguns recursos que você pode usar, e melhorar a sua experiência com o Google Drive.

5 recursos do Google Drive que talvez você não conheça

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Abaixo, veja como aprimorar a sua experiência com o Google Drive:

1. Fazer backup do telefone

O Google Drive é usado para salvar backups do seu telefone, em conjunto com o serviço Google One. Ele é capaz de fazer backup de configurações de sistema e aplicativos e alguns dados, para que você possa restaurá-lo rapidamente após uma redefinição de fábrica, ou quando você comprar um novo dispositivo.

Para usá-lo, abra as Configurações do seu smartphone. Em seguida, toque em Backup e Restaurar. Feito isso, escolha uma conta em Armazenamento de conta, se você tiver mais de uma configuração e, depois, certifique-se de que o alternador ao lado do Backup para o Google One está definido como On (ligado).

Abaixo, confira o passo a passo a partir de um smartphone Xiaomi:

Como fazer backup do telefone.
Como fazer backup do telefone.

Um backup será executado automaticamente nessas condições:

  • Seu telefone está carregando e está ocioso há pelo menos 2 horas.
  • Seu telefone está conectado ao Wi-Fi.
  • Já se passaram pelo menos 24 horas desde o último backup.

Ademais, você também pode fazer backup manual do telefone tocando em Faça backup. Para ver o que está em backup, selecione Backups no menu barra lateral da unidade. Clique para ver quais aplicativos estão incluídos. Você não pode acessar arquivos individuais dentro dos backups.

A desvantagem de usar o Drive para backups é que ele só funciona em aplicativos de terceiros onde o desenvolvedor optou por apoiá-lo. Alguns aplicativos, como o WhatsApp, exigem que você defina se faz backup de chats separadamente.

2. Digitalizar fotos e documentos

Com o Google Drive você pode "abraçar um mundo sem papel". É dito isso, pois o aplicativo permite digitalizar fotos e documentos antigos com suporte ao OCR que torna os arquivos completamente pesquisáveis.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Google Drive no seu smartphone;
  2. Em seguida, toque no ícone + no canto inferior direito;
  3. Logo após, selecione Digitalizar;
  4. Depois disso, tire uma foto do documento. O software tentará acertar a imagem e também cortar quaisquer elementos indesejados ao redor das bordas.
  5. Selecione a ferramenta Cortar para ajustar o tamanho se necessário e use a ferramenta Color para salvar a imagem como uma cor ou documento preto e branco;
  6. Por fim, salve a sua imagem.
Como digitalizar uma imagem para o Google Drive.
Como digitalizar uma imagem para o Google Drive.

Se você digitalizar um monte de documentos, você pode adicionar um atalho à sua tela inicial para fácil acesso. O atalho está disponível como widget. O processo para adicionar isso difere dependendo do telefone ou lançador que você está usando.

Normalmente, você pressionaria o dedo por um tempo em um local vazio na tela inicial, selecionaria Widgets e localizaria as opções de Drive. Toque e segure no widget de digitalização do drive e arraste-o para o lugar na tela inicial.

3. Compartilhar arquivos no Google Drive

O Google Drive não é um serviço de compartilhamento de arquivos, mas pode haver momentos em que você precisa disponibilizar um arquivo publicamente.

Para fazer isso no aplicativo:

  1. No Google Drive, toque no botão de menu de três pontos ao lado do arquivo ou pasta;
  2. Em seguida, selecione Gerenciar acesso;
  3. Logo após, em Acesso Geral, toque em Alterar > Qualquer pessoa com o link.
  4. Agora, toque em Leitor (que deve ser a opção que você vê por padrão) e selecione:
    • Visualizador, se você quiser que a pessoa com o link consiga abrir o arquivo;
    • Comentarista, se você quiser que ele consiga comentar sobre o arquivo;
    • Editor, se você quiser que ele consiga editar o arquivo.
  5. Agora aperte o botão Voltar algumas vezes e toque no ícone de link ao lado do acesso Geral para copiar o link para sua área de transferência.
Como compartilhar arquivos no Google Drive.
Como compartilhar arquivos no Google Drive.
Como compartilhar arquivos no Google Drive.
Como compartilhar arquivos no Google Drive.

Com o link copiado para sua área de transferência, você pode postá-lo online, em coisas como uma mensagem do Slack, ou em um e-mail em vez de um anexo. Quem tiver acesso ao link pode ver ou editar o arquivo, dependendo das configurações escolhidas.

Alternativamente, você pode restringir o acesso apenas às pessoas que você especificamente quer ser capaz de ver o arquivo. Neste caso, deixe a configuração Gerenciar acesso em Restrito e selecione Compartilhar no menu de três pontos ao lado do nome do arquivo. Agora você pode adicionar pessoas digitando em seus endereços de e-mail e escolhendo se elas devem ser capazes de visualizar, comentar ou editar o arquivo.

Para remover o acesso novamente, selecione Compartilhar, toque no ícone da pessoa com quem compartilhou o arquivo, selecione-o novamente na lista e toque em Remover.

4. Adicione atalhos de tela inicial

Se você é um usuário assíduo do Google Drive, provavelmente terá pelo menos alguns arquivos que você acessa regularmente, como um PDF que você está lendo, uma planilha que você precisa atualizar ou um arquivo compartilhado em que você está trabalhando. Para continuar abrindo o aplicativo Drive e navegando para este arquivo, você pode salvar um atalho para ele na sua tela inicial.

Aperte o botão do menu ao lado do nome do arquivo e selecione Adicionar à tela inicial. Você pode arrastar o ícone para o lugar ou movê-lo para uma pasta, assim como qualquer outro ícone, ou o atalho será criado no primeiro espaço vazio na tela inicial.

Como adicionar atalhos de tela inicial.
Como adicionar atalhos de tela inicial.

5. Aprimoramentos na interface

O Google Drive é muito simples de navegar, mas ainda há algumas maneiras de acessar o aplicativo mais rápido.

  • Estrelas: Uma maneira fácil de lembrar arquivos importantes. Toque no botão menu ao lado de um arquivo ou pasta e toque na opção Estrela da lista que abre. Agora deslize a barra lateral e selecione Starred. Todos os seus itens estão aqui.
Como adicionar uma estrela de favorito ao documento.
Como adicionar uma estrela de favorito ao documento.
  • Modos de exibição: A partir das guias Com Estrela, Compartilhado ou Arquivos, você pode alternar entre uma exibição de lista e uma exibição de grade. Este último mostra uma visualização em miniatura do arquivo, e é especialmente ótimo para imagens. Ative-o com o botão Exibir no canto superior direito.
Como mudar o modo de visualização do Google Drive.
Como mudar o modo de visualização do Google Drive.
  • Arquivos multi-selecionados: Pressionar longamente em qualquer arquivo ou pasta seleciona-o. Depois de selecionar um, você pode tocar em outros arquivos e pastas para selecionar mais ao mesmo tempo. Agora você pode mover, excluir ou aplicar outras ações a esses arquivos de uma só vez.

Faça mais com o Google Drive no Android

O Google Drive é muito mais do que um simples lugar para despejar arquivos, ou uma maneira rápida de compartilhar coisas entre computadores ou colegas. É um aplicativo poderoso com muito mais sob o capô do que poderia ser aparente primeiro. O serviço é ótimo tanto no celular quanto no desktop.