O WhatsApp para Android não possui limite para armazenamento no Google Drive para seus backups. O motivo disso foi um acordo que ocorreu há alguns anos entre o WhatsApp e o Google. Até agora esse benefício era uma grande vantagem comparado aos usuários do iOS, pois a Apple não oferece um plano ilimitado no iCloud para o aplicativo de mensagens instantâneas, mas isso parece que irá mudar futuramente.

WhatsApp deixará de ter backup ilimitado no Google Drive

Segundo o site wabetainfo, há três meses foi descoberto por sua equipe um novo recurso de gerenciamento de bate-papos no WhatsApp ao realizar o backup do app no Google Drive. A funcionalidade permitia que o usuário pudesse excluir determinados tipos de mensagens do backup para economizar espaço no Google Drive. Naquele momento, entretanto, o wabetainfo percebeu algo diferente:

"Os backups do WhatsApp não contam mais em nossa cota de armazenamento do Google Drive... O Google planeja deixar de oferecer o plano ilimitado para armazenar nossos backups do WhatsApp."

Na imagem abaixo, disponibilizada pelo wabetainfo podemos ver strings que nos explicam o que será mudado em atualizações futuras. De acordo com o wabetainfo, o WhatsApp planeja implementar alterações nos backups ("Google Drive backup changing"), adicionando o recurso de notificação para avisar quando o Google Drive estiver quase cheio, mensagem sobre quando o limite for atingido e informações sobre quando as alterações entrarão em vigor ("%1$s limite começa em %2$s."). Isso não chega a ser chocante considerando que o Google Fotos perdeu o armazenamento ilimitado no ano passado.

Strings do WhatsApp. Fonte: wabetainfo
Strings do WhatsApp. Fonte: wabetainfo

Ainda haverá espaço gratuito para armazenar os backups do WhatsApp

Analisando ainda as strings, vemos que o Google ainda irá oferecer uma certa cota para armazenar backups do WhatsApp gratuitamente. Entretanto, não há como saber informações sobre como será o novo plano de armazenamento.