Você que trabalha com digitação ou joga bastante com certeza já considerou comprar um teclado mecânico, e os motivos para ter um são dos mais varíados, alguns por necessidade outros por puro luxo. Inclusive nós aqui do Oficina da Net já trouxemos vários reviews de teclados mecânicos aqui no site e também em nosso canal do YouTube então se caso algum modelo lhe interesse, dê uma olhada lá para ver se já não fizemos o review dele!

Hoje trazemos este artigo para vocês para mostrar e falar um pouco mais sobre os motivos de se ter um teclado mecânico. Se você lembrar de mais algum motivo que por acaso não mencionamos aqui diga nos comentários, afinal também queremos saber o que vocês tem a dizer. Agora sem mais delongas, vamos a lista.

5 motivos para comprar um teclado mecânico

Durabilidade

Um dos primeiros aspectos que vem a cabeça quando falamos sobre teclados mecânicos é a sua durabilidade. Tudo bem que há vários exemplos de teclados de membrana que duraram cerca de 10 anos e que isso é uma durabilidade excelente, mas ao mesmo tempo também temos teclados mecânicos que estão funcionando perfeitamente após mais de 20 anos de uso e isso é um mérito e tanto.

Claro que também não é qualquer modelo que irá durar todo este tempo, será necessário investir um pouco mais em um modelo com switches de alta qualidade, keycaps que não desgastam com o tempo, soldas de boa qualidade, PCB com boa proteção dentre outras coisas. Se você tiver com alguma dúvida sobre qual comprar, temos uma lista com os melhores modelos até os R$500.

Conforto

Bom, esse é um tópico que pode causar um pouco de confusão, mas estamos aqui para explicar não é mesmo? O conforto pode ser medido de várias maneiras, desde switches mais leves para causar menos fadiga nos dedos até o acabamento da textura superior do teclado, que dependendo do material pode dar uma sensação de produto de alta qualidade ou super barato.

Não há um medidor exato ou específico para falar sobre isso, cada pessoa tem um gosto diferente, e a modularidade dos teclados mecânicos faz com que produtos para quase todos os gostos sejam oferecidos, algo que com outros tipos de teclados não acontece.

NKRO Rollover (e outros)

Aqui está um ótimo motivo para quem joga mais seriamente e precisa fazer pressionamentos extremamente rápidos de várias teclas e precisa que todas sejam reconhecidas perfeitamente pelo seu computador, algo que a grande maioria dos teclados mecânicos cobre.

O nome desta tecnologia é N-Key Rollover, ela é simples mas extremamente útil em casos como o que citei acima. Ele permite que você pressione mais de uma tecla simultâneamente sem que haja erros no registro de teclas. Em teclados que tem 2KRO por exemplo, você pode pressionar duas teclas ao mesmo tempo até que o teclado pare de responder corretamente, seja por não registrar a partir da terceira tecla (este é o Anti-Ghosting que você vê bastante em propagandas de teclados) ou por inserir uma letra/número aleatório (isso acontece quando se atinge o limite de Rollover e o teclado não conta com Anti-Ghosting).

Exemplo de pressionamento simultâneo
Exemplo de pressionamento simultâneo

Só preste atenção na hora de comprar um teclado mecânico, pois não são todos que oferecem NKRO, alguns são limitados a 6KRO e já vi exemplo de 4KRO (este último já faz algum bom tempo). Há também teclados que tem áreas específicas com NKRO, mas um modelo específico não vem a memória.

Escolha de Switches

A parte de poder escolher os switches entra um pouco na parte de conforto, mas ainda assim vale a menção em um tópico separado, afinal somente em teclados mecânicos/óptico-mecânico é que você tem a possibilidade de escolher como o seu teclado irá se comportar enquanto é usado.

As opções de switches são muito variadas e as opções continuam a aumentar, principalmente quando se trata de modelos inspirados nos Cherry MX, que são quase que unanimidade no mercado. As diferenças entre os switches podem ser várias, alguns exemplos são o ponto de ativação, a força necessária para acionar o switch e se ele é clicky ou não.

Eu por exemplo tenho como preferência switches que são lineares, contam com força de ativação em volta das 50 gramas e com distância total de 4mm durante a ativação, e isso se traduz no switch Gateron Yellow. Mas essa é a magia, você pode modificar todos estes aspectos de switch e ainda assim encontrar um modelo pronto para o seu gosto. Algumas das marcas e seus modelos disponíveis no mercado:

  • Cherry MX: Blue, Red, Black, Brown, Clear, Speed
  • Gateron: Blue, Red, Brown, Yellow, Green, White
  • Kailh: Red, Blue, Brown, Green, White, Bronze
  • Hako: Royal Clear, Royal True
  • YOK: Trash Panda, Purple Trash Panda

Iluminação por tecla

E por último mas não menos importante temos o RGB, que aumenta o seu FPS em 10 a cada LED a mais no computador, que é muito útil para pessoas que querem trocar a cor de seu computador mas não quer comprar novos periféricos, é só trocar a cor da iluminação e está tudo certo.

Mas o RGB em sí não é a vantagem afinal vários teclados de membrana também contam com o isso, a vantagem é poder escolher qual a cor de cada tecla separadamente assim como poder fazer efeitos mais complexos como Visualizador de Áudio e outros mais.