Relatório diz que Snapchat havia anunciado o novo design sem estar pronto

Veja o que acontecia nos bastidores do Snapchat quando o CEO resolveu anunciar as mudanças no app, que resultaram em reações negativas de todos, até das celebridades como Kylie Jenner.

Por Snapchat Pular para comentários
Relatório diz que Snapchat havia anunciado o novo design sem estar pronto

Em novembro do ano passado, o Snapchat fez algumas mudanças drásticas em seu design que acabou deixando os usuários bastante insatisfeitos. Porém, mesmo vendo as reações negativas a empresa decidiu ignorá-las, e até mesmo os funcionários que se demonstraram contra a decisão foram menosprezados. Essa informação veio à tona somente agora, através de um relatório do The Information que mostra o que aconteceu nos bastidores do Snapchat enquanto o redesenho do aplicativo era desenvolvido.

A ideia de mudar o design do aplicativo veio do CEO do Snap, Evan Spiegel, em uma viagem que ele fez para a China, lugar onde existe um grande número de aplicativos que competem com o Snapchat. Lá, muitos deles funcionam de forma algorítmica e não cronológica, o que deu a Spiegel as mudanças que ele pediria mais tarde aos desenvolvedores para redesenhar o app de fotos.

O redesenho consistia em separar o conteúdo de amigos do de celebridades ou publishers. O chefe deu exatamente 6 semanas de prazo, o que acabou sendo perdido, mesmo com os funcionários trabalhando 12 horas por dia, seis dias por semana, para poder conseguir terminar a tempo.

Como havia sido a mudança no design. Como havia sido a mudança no design.

O problema foi quando Spiegel resolveu anunciar em novembro o seu novo design, mesmo sem tê-lo pronto, utilizando a chamada de ganhos do Snap para isso. Os funcionários não haviam sido avisados do planejamento da divulgação e foram pegos de surpresa.

"Muito poucos na Snap, incluindo os principais executivos em design e engenharia, tinham qualquer aviso prévio de que Spiegel iria repentinamente anunciar o redesenho do trabalho em andamento. Além disso, sua sugestão de que o novo design visava atrair novos usuários surpreendeu algumas pessoas que trabalhavam no projeto."

Logo em dezembro o aplicativo começou a ser testado, e os primeiros resultados trouxeram algumas métricas de engajamento que melhoraram, mas ao mesmo tempo, algumas diminuíram bastante, sendo uma das principais o envolvimento do usuário com as histórias.

Enquanto isso, a equipe estava dividida entre os funcionários que gostaram da ideia geral do design e os que alertaram o CEO dos efeitos que o redesenho poderia ocasionar. Foi então que Spiegel decidiu adiar o lançamento para o começo desse ano. Por um tempo, não se falou sobre a questão dentro da empresa e muitos engenheiros acharam que a ideia havia sido descartada.

No entanto, em fevereiro, Spiegel resolveu promover o novo design ao vivo para todo o mundo, mesmo sabendo das preocupações e reações negativas. O que aconteceu? o feedback do usuário caiu drasticamente mais uma vez. A única coisa que foi capaz de fazer o CEO perceber os erros do design foi quando as celebridades Kyle Jenner e Chrissy Teigen entraram para o grupo de reclamação.

"Personalidades como Kylie Jenner e artistas como Shonduras tinham construído seguidores substanciais. Como eles estavam constantemente adicionando novos conteúdos às suas Histórias - mais do que usuários comuns - sob o antigo arranjo cronológico, eles provavelmente estariam sempre no topo da tela das pessoas. Em um feed algorítmico, no entanto, eles não tinham mais essa vantagem."

O relatório da The Information ainda descreve uma imagem do processo desse redesenho, concluindo que foi algo que Spiegel arquitetou a partir de sua própria visão, não dando tempo suficiente para que os designers e engenheiros pudessem trabalhar em algo de qualidade, com várias opções que poderiam ter feito um sucesso na parte de engajamento e atração de novos usuários.

Atualmente, o Snapchat lançou um novo redesenho, que desta vez, vieram da equipe que trabalha diretamente no design, e não de Spiegel. Aguardemos para ver se desta vez o aplicativo revive.

Fontes: 9to5Mac e The Information

E o que você está achando do Snapchat? Ainda usa? Se não usa, conte-nos o porquê e a sua opinião sobre o app de fotos aqui nos comentários!

Compartilhe com seus amigos:
Ingrid Jank
Ingrid Jank Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Apaixonada por cinema, literatura e música.
FACEBOOK // TWITTER: @ingridjank
Quer conversar com o(a) Ingrid, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias de Snapchat