Em novembro do ano passado, o Snapchat fez algumas mudanças drásticas em seu design que acabou deixando os usuários bastante insatisfeitos. Porém, mesmo vendo as reações negativas a empresa decidiu ignorá-las, e até mesmo os funcionários que se demonstraram contra a decisão foram menosprezados. Essa informação veio à tona somente agora, através de um relatório do The Information que mostra o que aconteceu nos bastidores do Snapchat enquanto o redesenho do aplicativo era desenvolvido.

A ideia de mudar o design do aplicativo veio do CEO do Snap, Evan Spiegel, em uma viagem que ele fez para a China, lugar onde existe um grande número de aplicativos que competem com o Snapchat. Lá, muitos deles funcionam de forma algorítmica e não cronológica, o que deu a Spiegel as mudanças que ele pediria mais tarde aos desenvolvedores para redesenhar o app de fotos.

O redesenho consistia em separar o conteúdo de amigos do de celebridades ou publishers. O chefe deu exatamente 6 semanas de prazo, o que acabou sendo perdido, mesmo com os funcionários trabalhando 12 horas por dia, seis dias por semana, para poder conseguir terminar a tempo.

Como havia sido a mudança no design.
Como havia sido a mudança no design.

O problema foi quando Spiegel resolveu anunciar em novembro o seu novo design, mesmo sem tê-lo pronto, utilizando a chamada de ganhos do Snap para isso. Os funcionários não haviam sido avisados do planejamento da divulgação e foram pegos de surpresa.

"Muito poucos na Snap, incluindo os principais executivos em design e engenharia, tinham qualquer aviso prévio de que Spiegel iria repentinamente anunciar o redesenho do trabalho em andamento. Além disso, sua sugestão de que o novo design visava atrair novos usuários surpreendeu algumas pessoas que trabalhavam no projeto."

Logo em dezembro o aplicativo começou a ser testado, e os primeiros resultados trouxeram algumas métricas de engajamento que melhoraram, mas ao mesmo tempo, algumas diminuíram bastante, sendo uma das principais o envolvimento do usuário com as histórias.

Enquanto isso, a equipe estava dividida entre os funcionários que gostaram da ideia geral do design e os que alertaram o CEO dos efeitos que o redesenho poderia ocasionar. Foi então que Spiegel decidiu adiar o lançamento para o começo desse ano. Por um tempo, não se falou sobre a questão dentro da empresa e muitos engenheiros acharam que a ideia havia sido descartada.

No entanto, em fevereiro, Spiegel resolveu promover o novo design ao vivo para todo o mundo, mesmo sabendo das preocupações e reações negativas. O que aconteceu? o feedback do usuário caiu drasticamente mais uma vez. A única coisa que foi capaz de fazer o CEO perceber os erros do design foi quando as celebridades Kyle Jenner e Chrissy Teigen entraram para o grupo de reclamação.

"Personalidades como Kylie Jenner e artistas como Shonduras tinham construído seguidores substanciais. Como eles estavam constantemente adicionando novos conteúdos às suas Histórias - mais do que usuários comuns - sob o antigo arranjo cronológico, eles provavelmente estariam sempre no topo da tela das pessoas. Em um feed algorítmico, no entanto, eles não tinham mais essa vantagem."

O relatório da The Information ainda descreve uma imagem do processo desse redesenho, concluindo que foi algo que Spiegel arquitetou a partir de sua própria visão, não dando tempo suficiente para que os designers e engenheiros pudessem trabalhar em algo de qualidade, com várias opções que poderiam ter feito um sucesso na parte de engajamento e atração de novos usuários.

Atualmente, o Snapchat lançou um novo redesenho, que desta vez, vieram da equipe que trabalha diretamente no design, e não de Spiegel. Aguardemos para ver se desta vez o aplicativo revive.

Fontes: 9to5Mac e The Information

E o que você está achando do Snapchat? Ainda usa? Se não usa, conte-nos o porquê e a sua opinião sobre o app de fotos aqui nos comentários!