Recebemos junto com o Galaxy Note 9 - ficha técnica - o Galaxy Watch BT de 42mm. Em perfeita sintonia com o atual melhor smartphone da Samsung, que sai o review em breve aqui no Oficina da Net, o Galaxy Watch tem características que destacam o relógio. Mas será que vale a pena pagar cerca de R$ 1400 por um wearable?

Sei que o preço do Galaxy Watch é quase a metade do Apple Watch, seu teórico principal rival. Sou usuário de Amazfit Pace, review aqui, a versão 2 do Watch da Huami/Xiaomi, e por aqui já testamos aqui o ZenWatch 3, o Galaxy Fit 2 e Galaxy Gear S. Posso afirmar que o Galaxy Watch é a versão mais evoluída dos relógios inteligentes da Samsung.

Design

O relógio tem o design elegante, limpo, similar a relógios tradicionais. Digo isso, pois vemos alguns aí parecendo verdadeiros smartphones no pulso. O Galaxy Watch é discreto. Vem em três cores. O 46mm cinza (Silver), o 42mm preto (Midnight Black), modelo que testamos e também o 42mm rosa (Rose Gold).

Galaxy Watch BT - cores
Galaxy Watch BT - cores

Ele parece que teve mistura de designs dos modelos Classic S3 e Frontier. A moldura giratória é herança e serviu muito bem. Ela é muito funcional e agradável de utilizar. Usando ela em conjunto com os dois botões laterais, a usabilidade é tremendamente boa. Melhor que ficar arrastando o dedo para trocar de tela.

Ah, ele possui proteção 5 ATM + IP68. Isso significa que ele é resistente a cerca de 50 metros de profundidade na água. Banhos de piscina estão garantidos, mas não leve em lagos, rios ou mar, se ele soltar de seu pulso, lá se foram 1500 reais.

Tela

Galaxy Watch BT - tela

Por falar na tela, ela é circular com 1.2 polegadas ou 30mm, Super AMOLED, resolução de 360x360, protegida por Corning Gorilla Glass DX+. Essa versão do Gorilla Glass é exclusiva para wearables, e garante maior proteção e diminui o reflexo em até 75%. Segundo a Corning, fabricante da Gorilla Glass, essa diminuição nos reflexos das telas DX+, ajudam reduzir o brilho necessário para enxergar as informações, poupando bateria do aparelho.

Bateria

Galaxy Watch BT - bateria

A bateria no 42mm é de 270mAh, que em nossos testes constantes durou cerca de 3 dias usando a tela desligada. Se a opção de tela sempre ligada estiver acionada, aí seu dispositivo vai durar no máximo 1 dia.

Galaxy Watch BT carregador
Galaxy Watch BT - carregador

O tempo de carregamento dele é lento, por mais que o carregador seja wireless, ele leva cerca de 2 horas e 30 minutos para completar a carga. Esse tempo é longo se você pensar em utilizar ele para monitorar o sono, por exemplo. Não poderá deixar a noite ele carregando. Certamente você vai precisar criar uma rotina de carga e uso, principalmente se decidir por deixar a tela sempre ligada.

Hardware e performance

Como já havia mencionado, a performance de uso dele é muito satisfatória. A navegação entre telas, a precisão e velocidade com que os sensores atuam, sem travamentos. A experiência de uso dele é incrível. O sistema Tizen 4.0 Wearable consegue entregar facilidade de uso em tela pequena.

O Galaxy Watch tem 768MB de memória RAM, modelo apenas com bluetooth e 1.5GB de memória RAM para os modelos com rede de dados móveis LTE. São 4GB de armazenamento interno.

Ele conta com Bluetooth 4.2, Wi-Fi b/g/n, NFC para pagamentos com Samsung Pay, A-GPS e Glonass. Sim, o GPS dele funciona bem para monitorar as atividades de corrida por exemplo.

É normal 108 BPM em repouso?
É normal 108 BPM em repouso?

Os sensores são acelerômetro, giroscópio, barômetro, sensor de batimentos cardíacos e sensor de luz ambiente.

Exercícios

A lista de tipos de exercícios é extensa, apesar de não contar com todos que o app Samsung Health do smartphone tem, em especial monitoramento de futebol. Esse é um esporte que pratico com frequência e infelizmente não fui capaz de monitorar ele com o Watch. Procurei meios para tentar fazer funcionar, mas não fui feliz.

Prints de uma atividade
Prints de uma atividade

Agora se você quiser monitorar exercícios de musculação ou atividades físicas como corrida, ciclismo e por que não, natação, já que é possível mergulhar. São mais de 25 tipos de atividades que o relógio monitora.

Conectividade e software

A conexão com o Galaxy Note 9 foi tranquila, assim como no Zenfone 5Z e Moto Z2 Force, outros dois modelos de Android que testamos. É necessário baixar o app Samsung Wearable para fazer todo o trâmite de conexão.

Como já dito, ele roda o sistema Tizen 4.0 para Wearables. E as telas são simples de usar, principalmente se você já foi usuário de algum outro smartwatch. A Samsung, conta com uma loja de apps chamada Galaxy Apps, lá, existe uma categoria somente com aplicativos para o relógio. Vale a pena você dar uma conferida para personalizar e instalar algumas outras coisas úteis.

Veredicto

O meu veredicto do Galaxy Watch de 42mm é que se você tem toda essa grana para desembolsar na compra de um relógio inteligente, vá em frente. Ele vai suprir as suas necessidades, vai ser útil para atividades físicas, principalmente se você tem alguma meta pessoal, seja emagrecimento, fortalecimento muscular ou mesmo atividades para manter a saúde. Os números diários ou semanais ajudam e muito você a continuar no hábito novo.

Galaxy Watch BT comparado com Amazfit Pace
Galaxy Watch BT comparado com Amazfit Pace

Agora, se cerca de 1500 reais é demais para o seu bolso, e creio que para a maioria da população brasileira, esse seja o caso, certamente existem outras opções no mercado. Como já dito no início do review, sou usuário de Amazfit Pace, ele custa cerca de um terço do valor do Galaxy Watch e faz praticamente tudo que o relógio da Samsung faz. Vai do seu critério em escolher o produto.

Onde comprar?

Procurando brevemente pela internet encontramos preços na casa de R$ 1300 - 1700. Você quem sabe encontre melhores em promoções futuras. Indicamos agora: