Os smartwatches são aparelhinhos bem interessantes, recebemos aqui o ZenWatch 3, o TOP de linha da ASUS, fizemos os devidos testes, configurações, mexemos muito nele e o resultado você confere agora.

As vendas do ZenWatch 3 no Brasil começaram dia 11 de novembro, ele vem com um design bastante sofisticado, bem detalhado. A caixa usa o mesmo material da caixa do Zenfone 3, você abre e dá de cara com o relógio. Além do aparelho, vem junto o carregador, e o adaptador para carregar, que é acoplado magneticamente atrás dele.

Design

Feito em aço inoxidável, o ZenWatch 3 se mostra um produto sofisticado, mais como uma joia do que propriamente um smartwatch. Com diversas pulseiras, a que nos foi enviada é de borracha, na cor cinza, e uma característica que enfatizo bastante, é que você pode trocar a pulseira em uma relojoaria. A ASUS teve uma boa sacada em padronizar este item, para pessoas que gostam de personalizar seus produtos, esta é uma boa opção.

O encaixe da pulseira se adequou bem ao meu pulso, ela é firme e forte. Tenho previsão de trocar por uma de metal, dos relógios que já tive, sempre preferi pulseira de metal, tanto pela aparência, quanto pela higiene, a pulseira de metal não dá odor ao suar.

Existem 3 botões, além da tela touchscreen, eles ficam posicionados na lateral direita do aparelho, o botão superior e o inferior são configuráveis, você pode selecionar algum aplicativo para abrir neles. O botão central conta com 3 funcionalidades:

  • 1 aperto ele ativa a home do aparelho, mostrando o relógio
  • 2 apertos: ativa o modo cinema, onde desliga as funcionalidades de rede e esmaece a tela. É necessário apertar mais uma vez para ativá-lo novamente.
  • 3 apertos: ativa o modo de brilho máximo por um curto período de tempo. Ajuda um pouco para ver no sol.

Os botões também têm um bom acabamento e lembram muito os relógios antigos de bolso, particularmente gostei bastante.

A parte traseira do relógio mostra o logo da ASUS e do ZenWatch 3, tem também o conector do carregador, além de escritas do modelo, informações de carregamento.

O design em si apresenta um relógio esportivo que pode muito bem ser utilizado em festas ou eventos, com diversas telas a serem escolhidas ou até mesmo criadas pelo próprio usuário. A tela é bem nítida, envolta em um anel metálico em dourado, deixa o relógio com um tom de sofisticado.

Hardware

Equipado com uma tela AMOLED de 1.39", com resolução de 400x400 pixels, circular, ela apresenta um boa qualidade e nitidez, o problema é quando há muita incidência solar, torna-se um pouco difícil de ver. Protegida por Corning Gorilla Glass 2.5D assim como o Zenfone 3. O relógio tem 9,95mm de espessura, relativamente fino.

O ZenWatch 3 vem com certificação IP67, é resistente a água e poeira. Resistente, não quer dizer que é a prova d’água. Vai aguentar um banho, até um mergulho por um período pequeno, mas não se atreva a tomar banho de piscina ou mar com ele.  

Smartphones: Já viu o nosso comparativo de smartphones? veja aqui.

O processador é um Snapdragon Wear 2100 da Qualcomm, com 512MB de memória RAM, 4GB de armazenamento interno. O hardware é bem esforçado e não deixa o aparelho trancar. A ASUS promete que a bateria, de 340mAh, dura até 3 dias. Em uso bem moderado, ela chegou a durar 2. Mas dificilmente chega com folego no final do dia. O carregador se conecta ao relógio de modo magnético, é bem legal o encaixe. Leva em torno de 2 a 3 horas para completar a carga, porém com 15 minutos ele carrega mais da metade da bateria.

Um problema que encontrei no carregador, é que ele vem fora do padrão de tomadas brasileiras, pelo menos o que veio junto. Então, será necessário um adaptador para usar o carregador original.

Ele não tem opção para adicionar um cartão SIM, comunica-se por bluetooth com o celular e tem Wi-Fi própria. A conectividade é fácil de realizar com o Zenfone 3, porém, em diversas vezes, principalmente quando o relógio está com pouca bateria, ele desconecta do smartphone sozinho, o que é um tanto incomodo.

Outro problema, sério, é que o smartwatch não tem sensor de batimentos cardíacos. Para quem pratica esportes é fundamental. De que adianta ter um contador de calorias, se você não consegue monitorar os batimentos cardíacos.

Especificações: 

  • Processador: Qualcomm Snapdragon Wear 2100
  • Memória RAM: 512MB
  • Armazenamento interno: 4GB
  • Bateria: 340 mAh
  • Wi-Fi
  • Bluetooth 4.1

Software

Rodando Android Wear 2.0, ele tem a liberdade de utilizar diversos aplicativos disponíveis na Google Play.

Vem equipado com várias opções de design da tela. São seis temas personalizáveis, que você pode trocar as informações de lugar, além de 50 temas exclusivos para o ZenWatch 3. Se todos estes ainda não são suficientes, tem um aplicativo chamado FaceDesigner, que permite criar a estilo livre sua tela. É tanto item de personalização que chega a ser divertido montar as telas.

Instale o ZenWatch Manager no seu smartphone e controle todas as configurações do relógio pelo smartphone. É um app interessante, feito pela ASUS para ajudar nas configurações.

A dependência do smartphone é algo terrível. Aplicativos que são instalados no celular e também no relógio, como o STRAVA, não ativa no watch se não estiver por perto do telefone. Ou seja, se quiser usar o meu app de exercícios, preciso carregar sempre o telefone junto. Mas este não é um problema da ASUS, e sim do Android Wear. Como o relógio não conta com 3G/4G, ele não consegue fazer a sincronia dos dados de apps se não estiver com o Bluetooth ou Wi-Fi ligada e ativa.

Confira uma galeria de imagens do ZenWatch 3: 

Vale a pena?

O ZenWatch 3 vem só em um modelo, custando atualmente R$ 1.799,00, à vista, é bonito, mas cabe no seu bolso? Comparado com o Moto 360, que está na mesma faixa de preço, porém equipado com leitor de batimentos, o que para praticantes de atividades físicas pode ser essencial. É bem certo que o ZenWatch 3 é muito mais bonito que o Moto 360.

Comprar um smartwatch atualmente não é uma boa pedida, afinal ainda não fazem tudo que se espera de um SMART.