A tão aguardada primeira atualização de software para a série Galaxy S24 da Samsung, incluindo os S24, S24 Plus e S24 Ultra está sendo liberada. Havia anunciado aqui no site que ela estava por chegar, agora sabemos exatamente o que a atualização contém. São quase 800MB de download, chegam melhorias nas câmeras, na cores da tela e claro o patch de segurança de fevereiro.

O que vem na primeira atualização da linha S24?

Primeira atualização S24 Ultra no Brasil
Primeira atualização S24 Ultra no Brasil

Há uma série de melhorias na atualização de 796MB para o Galaxy S24 Ultra, incluindo aquelas que os usuários vinham pedindo desde o lançamento dos telefones. Além disso, ela traz o patch de segurança de fevereiro para os smartphones.

Cores menos lavadas na tela

Usuários estavam reclamando da tela do S24 Ultra, indicando que as cores estavam "lavadas", sem aquele aspecto vivo que a geração antecessora possuia. Agora, a atualização inclui o novo controle deslizante de Vividez que permite aos usuários ajustar a vivacidade da tela de acordo com suas preferências.

S24 Ultra controle de vivacidade da tela
S24 Ultra controle de vivacidade da tela

A Samsung optou por cores mais suaves com o perfil de cor Vivido padrão, mas o novo controle deslizante permitirá que você aumente as cores para corrigir aquele visual desbotado.

Você encontrará o controle deslizante em Configurações > Tela > Configurações avançadas quando receber a atualização.

Lembrando que a tela do S24 Plus e S24 Ultra não vem por padrão na melhor resolução, QHD, para fazer isso é preciso ajustar nas configurações. Segundo a Samsung é para evitar consumo de bateria.

Melhorias nas câmeras

A Samsung também destaca em seus fóruns comunitários coreanos que a atualização do Galaxy S24 traz várias melhorias na câmera. Algumas são limitadas ao Galaxy S24 Ultra, mas você deve ver uma melhoria na qualidade da imagem em toda a linha. Abaixo está a lista de todas as mudanças na câmera que chegam à série S24.

  • A qualidade da imagem foi aprimorada ajustando o brilho ao fotografar contra a luz no modo de alta resolução.
  • A clareza do texto foi aprimorada ao usar o zoom de alta ampliação. (Apenas Galaxy S24 Ultra)
  • A clareza e a qualidade da imagem foram aprimoradas ao gravar vídeos traseiros. (Apenas Galaxy S24 Ultra)
  • No modo de visualização da foto, o brilho de áreas escuras em ambientes internos foi aumentado, e a nitidez das pessoas foi suavemente aprimorada. (Apenas Galaxy S24 Ultra)
  • A expressão foi aprimorada aplicando dados de cor adicional no modo de comida.
  • As cores foram aprimoradas ajustando saturação e balanço de branco no modo noturno.
  • A qualidade da imagem foi aprimorada ao dar zoom na galeria após fotografar em novo formato DNG no aplicativo Expert RAW.
  • A expressão de objetos em movimento rápido em condições de contraluz no modo de foto traseira foi aprimorada. (Apenas Galaxy S24 Ultra)
  • A exposição e a expressão de cor de objetos (pessoas, flores, etc.) foram aprimoradas no modo de foto. (Apenas Galaxy S24 Ultra)
  • A opção "Nitidez" foi adicionada ao "Modo de Tela" nas configurações de exibição para que você possa desfrutar de cores mais vivas.

Essas melhorias prometem aprimorar significativamente a experiência dos usuários com os dispositivos da série Galaxy S24.

Galaxy S24 Ultra

O Galaxy S24 Ultra está em testes no momento aqui no Oficina da Net.

Samsung Galaxy S24 Ultra
Samsung Galaxy S24 Ultra

O Galaxy S24 Ultra foi lançado janeiro de 2024. Com dimensões de 162.3 x 79 x 8.6 mm e peso de 232 g, ele apresenta um design com vidro frontal (Gorilla Glass Armor), vidro traseiro (Gorilla Glass), e estrutura de titânio. Além disso, possui resistência à água e poeira com certificação IP68, garantindo proteção até 1.5m por 30 minutos. O dispositivo também inclui uma caneta stylus com integração Bluetooth, acelerômetro e giroscópio.

A tela Dynamic LTPO AMOLED 2X do Galaxy S24 Ultra possui 6.8 polegadas, com resolução de 1440 x 3088 pixels (19.3:9 ratio), proporcionando uma incrível densidade de pixels de ~501 ppi. A tela é do tipo Always-on, apresenta taxa de atualização de 120Hz e atinge brilho máximo de 2600 nits.

O desempenho do smartphone é impulsionado pelo processador Qualcomm SM8650-AC Snapdragon 8 Gen 3 (4 nm), um Octa-core com velocidades de até 3.3 GHz. A GPU Adreno 750 (1 GHz) complementa o conjunto, proporcionando uma experiência fluida para jogos e aplicativos exigentes.

Quanto à memória, o Galaxy S24 Ultra oferece opções de armazenamento interno de 256GB/512GB/1TB, combinadas com uma generosa RAM de 12GB, utilizando a tecnologia UFS 4.0. Não há suporte para cartão de memória externa.

O conjunto de câmeras é impressionante, destacando-se pela câmera principal de 200 MP (wide), uma lente periscópio telefoto de 50 MP com zoom ótico de 5x, uma lente telefoto de 10 MP com zoom ótico de 3x, e uma lente ultrawide de 12 MP. A câmera frontal é de 12 MP, garantindo selfies de alta qualidade.

O Galaxy S24 Ultra roda o sistema operacional Android 14, com a interface One UI 6.1. Oferece recursos como NFC para pagamentos por aproximação, leitor de impressão digital, e uma variedade de sensores como acelerômetro, giroscópio, proximidade, bússola e barômetro.

A bateria de 5000 mAh, suporta carregamento rápido de 45W com fio (PD3.0), proporcionando 65% de carga em apenas 30 minutos (anunciado). Além disso, oferece carregamento sem fio de 15W (Qi/PMA) e reverso de 4.5W. O smartphone está disponível em diversas cores, incluindo Titanium Black, Titanium Gray, Titanium Violet, Titanium Yellow, Titanium Blue, Titanium Green e Titanium Orange.

Já testamos os jogos no Galaxy S24 Plus, confira: