O mercado de celulares andou bastante movimentado em 2022, mas no fim pouca coisa mudou. Samsung, Motorola e Apple sofreram oscilações no mercado brasileiro, mas conseguiram fechar mais um ano no topo do ranking das empresas que mais vendem celulares no país. Neste ano, a grande surpresa ficou para a Realme, que entrou no top 7 do mercado em setembro deste ano e continua até agora.

Samsung, Motorola e Apple fecham o ano no topo

Sem surpresa, Samsung, Motorola e Apple fecham mais um ano no topo do mercado brasileiro
Sem surpresa, Samsung, Motorola e Apple fecham mais um ano no topo do mercado brasileiro

De acordo com o StatCounter, plataforma que analisa o market share de diferentes segmentos no mundo, as empresas Samsung, Motorola e Apple continuam consolidadas no mercado brasileiro, assumindoa grande parte de todas as vendas de celulares no país. Em dezembro, por exemplo, a Sammy registrou uma fatia de 42,5% de todas as vendas realizadas. A empresa foi a que menos oscilou, com um percentual de no mínimo 40% em todos os meses do ano.

A Motorola vem na segunda colocação com 20,17%. O menor percentual da empresa foi de 19,98%, registrado em novembro deste ano, quando a Apple cresceu e começou a ameaçar o segundo lugar da dona da linha Moto G. A Apple, por sua vez, vem de altos e baixos. Em fevereiro deste ano a empresa chegou a perder seu terceiro lugar para Xiaomi e LG, mas recuperou nos meses a frente, chegando a bater uma participação de 19,22% em outubro, a maior de 2022. Em dezembro, fechou com 17,91%.

Quais as maiores empresas de celulares no Brasil?

Com os resultados de dezembro, o ranking das 10 maiores fabricantes de celulares em atividade no Brasil ficou assim:

Ranking Empresa %
1 Samsung 42,5
2 Motorola 20,17
3 Apple 17,91
4 Xiaomi 13,01
5 LG 3,87
6 ASUS 0,85
7 Realme 0,23
8 Nokia 0,20
9 Huawei 0,14
10 Outras 0,63

Comparação com o mesmo período do ano passado

Se voltarmos no tempo até dezembro de 2021, percebemos que pouquíssima coisa mudou. Na época, já tínhamos indícios que a Apple podia perder a terceira colocação do ranking brasileiro já que a empresa detiha um percentual de apenas 14%, enquanto a Xiaomi vinha crescendo com sua fatia de 11,38%. A ameaça se concretizou dois meses mais tarde quando a gigante de Cupertino foi ultrapassada até mesmo pela LG, empresa que já tinha abandonado o mercado de celulares na época.

Veja o gráfico com os resultados de 2022:

Histórico de 2022

Fonte: StatCounter

Qual a marca do seu celular? 33,43% 21,50% 10,50% 26,04% 8,52%