A Motorola anunciou nesta quinta-feira (24) o lançamento do Edge 30 Pro no Brasil, o novo flagship da marca com um hardware extremamente poderoso. Dentre as principais especificações, o aparelho oferece uma tela com alta taxa de atualização, câmera frontal capaz de gravar vídeos em 8K, uma bateria que suporta carregamento rápido de 68W e, nada mais, nada menos, que o mais avançado processador da atualidade.

Motorola Edge 30 Pro é lançado no Brasil

O Brasil é um dos primeiros países a receber o Edge 30 Pro, dispositivo homologado pela Anatel há algumas semanas e que já havia sido lançado na China em dezembro passado com o nome Edge X30. Com um design premium e acabamento sofisticado, o dispositivo exibe um visual com cantos e bordas arredondadas e um sistema triplo de câmeras na traseira.

Motorola Edge 30 Pro branco (Crédito: Motorola/Divulgação)
Motorola Edge 30 Pro branco (Crédito: Motorola/Divulgação)

Ele foi construído com vidro fosco acetinado 3D de alta qualidade, que brilha com toques de cor. A moldura envolve as bordas do dispositivo, combinando perfeitamente com o vidro frontal e traseiro. Até o sensor de impressão digital é curvo para combinar com as bordas do dispositivo.

Motorola Edge 30 Pro - Veja aqui a ficha técnica completa

Snapdragon 8 Gen 1 e tela de 144 Hz

O aparelho vem equipado com poderoso Snapdragon 8 Gen 1 — processador octa-core de 3.0 GHz, GPU Adreno 730 e litografia de 4nm. Com ele, a Motorola garante que o Edge 30 Pro é 30% mais potente e 25% mais eficiente do que a geração anterior. Esse chipset vem ainda com 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento no padrão UFS 3.1, o mais moderno da atualidade.

A tela integrada possui um painel pOLED de 6,7 polegadas, resolução Full HD, taxa de atualização de 144Hz e suporte HDR 10 Plus. Quanto às câmeras, a lente frontal tem a incrível resolução de 60 MP, capaz de gravar vídeos em 4K. Na traseira, temos uma lente principal de 50 MP com abertura f/1.9 e estabilização optica de imagem. Os demais sensores são uma ultrawide de 50 MP (f/2.2) e ainda uma para profundidade com resolução de 2 MP, (f/2.4) e capacidade de 60 MP.

Para alimentar todo esse pacote de especificações, a Motorola empregou uma bateria de 4.800 mAh que suporta carregamento TurboPower de 68W. Com esse acessório que já vem incluso na caixa, a fabricante garante 50% da bateria em apenas 15 minutos de carga. Também conta com carregamento wireless de 15W.

No mais, temos a conectividade 5G, NFC, sistema Android 12 que roda sob a interface My UX, Bluetooth 5.1 com sistema duplo de alto-falantes que suporta Dolby Atmos 7, mas sem porta P2 para fones de ouvido e slot para cartão microSD.

2 atualizações de Android

Serão 3 anos de atualizações de segurança, ainda teremos duas grandes atualizações de Android. O Edge 30 Pro chega com Android 12 e vai ir até o Android 14. E um ponto forte é a garantia de 2 anos de fábrica.

Ready For e linguagens indígenas

O novo Edge 30 Pro vem ainda com o sistema Ready For, que basicamente permite utilizar o celular em telas maiores, como em uma TV, seja com fio ou sem fio. Com esse recurso é possível jogar e até receber videochamadas, expandir sua área de trabalho para projetar aplicativos do celular no monitor ou usar o smartphone como um mouse ou uma webcam.

O novo assistente funciona tanto no Windows 10 como no Windows 11, facilitando a conexão e seleção da experiência para os usuários, com acesso a dois sistemas operacionais em uma tela e transferência de arquivos entre dispositivos conectados.

É possível usar o celular em uma TV por meio do Ready For PC (Crédito: Oficina da Net)
É possível usar o celular em uma TV por meio do Ready For PC (Crédito: Oficina da Net)

Além disso, a Motorola adicionou suporte para idiomas indígenas que estão ameaçados de extinção, como as que falam a língua língua Cherokee (Estados Unidos), que agora se juntam às línguas da Amazônia (Nheengatu) e do sul do Brasil (Kaingang).

Quando e quanto?

O Edge 30 Pro está disponível nas cores azul ou branco (Crédito: Motorola/Divulgação)
O Edge 30 Pro está disponível nas cores azul ou branco (Crédito: Motorola/Divulgação)

Lançado hoje (24) no Brasil, o Motorola Edge 30 Pro já está disponível para compra e pode ser encontrado nas cores azul e branco na loja online da Motorola, lojas físicas e lojas de operadoras e de redes do varejo brasileiro.

O produto vem com a nova garantia de 2 anos e os clientes que comprarem o Moto Edge 30 Pro durante o período de lançamento que vai até 31 de março, ganharão um par de fones de ouvido Moto Buds 100 e um carregador wireless de 10W. A partir de hoje, o preço sugerido é de:

  • 12GB + 256GB: R$ 6.499