O Motorola Edge X30, smartphone lançado na China em dezembro de 2021, terá uma versão global denominada Edge 30 Pro. Trata-se do mesmo aparelho, apenas com nomenclatura diferente. E esse mesmo smartphone, já possui homologação da Anatel e, portanto, pode ser anunciado no Brasil a qualquer momento. A seguir tudo que a gente sabe sobre ele.

Em dezembro do ano passado, mais precisamente no dia 09, a Motorola lançou no mercado chinês seu novo smartphone, o Edge X30. Um smartphone topo de linha, carregando a novíssima geração de processadores da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 1 Waipio, versões com até 12GB de RAM e 256GB de armazenamento. O aparelho terá uma tela pOLED - que usa substância plástica na tela em vez do vidro, o que dá liberdade para explorar aparelhos com tela curva - de 6,7" fullHD+ com 144Hz de atualização e suporte a HDR 10 Plus. O Edge X30 tem ainda uma bateria de 5000mAh com carregador ultrarrápido de 68W.

Motorola Edge X30 na China será chamado Edge 30 Pro no Brasil
Motorola Edge X30 na China será chamado Edge 30 Pro no Brasil

O aparelho é forte também em seu conjunto de câmeras, cujo sensor principal é de 50MP f/1.9, o segundo sensor ultrawide também tem 50MP. Uma terceira lente fecha o conjunto principal com 2MP para efeitos de profundidade. O sensor principal faz vídeos em 8K30fps. A câmera frontal tem sensor de 60MP f/2.2 e faz vídeos em 4K30fps.

Motorola Edge X30 - Veja aqui a ficha técnica completa

Edge X30 na China, Edge 30 Pro para o restante do mundo

A diferença entre os nomes do mesmo aparelho foi flagrada graças à certificação da NBTC - que é a Anatel da Tailândia. O modelo do Edge X30 lá ficou registrado como XT2201-1 e o nome comercial como Motorola Edge 30 Pro. No Brasil, a homologação foi concedida pela Anatel à Motorola para o mesmo modelo XT2201-1, portanto, o Brasil pode receber o Motorola Edge 30 Pro em breve.

Motorola Edge 30 Pro está homologado pela Anatel e deve vir ao Brasil
Motorola Edge 30 Pro está homologado pela Anatel e deve vir ao Brasil

Suporte a caneta e rivalidade com o Galaxy S22 Ultra

Outra novidade interessante é que o Motorola Edge 30 Pro pode ter suporte a uma caneta inteligente. Quem informa é o site XDA-Developers, que diz que a Motorola pode lançar uma Smart Stylus junto do Edge 30 Pro, mas que, a princípio, a caneta não terá compartimento embutido no smartphone. Seria necessário então uma capinha estilizada para tal.

Suposto design de uma capinha para acomodar a caneta inteligente da Motorola
Suposto design de uma capinha para acomodar a caneta inteligente da Motorola

A presença de uma caneta inteligente no Edge 30 Pro o coloca para guerrear contra outro poderoso smartphone a ser lançado em 2022, o Samsung Galaxy S22 Ultra, que deve ter a caneta S Pen. Depois do fim da linha Galaxy Note, a marca sul-coreana deve lançar pelo menos um modelo do S22 com suporte a S Pen.

Os novos smartphones da Samsung devem chegar com o novo processador da marca, o Exynos 2200, mas também podem ter versões com o Snapdragon 8 Gen 1, assim como o Edge 30 Pro.

Dá para chutar qual deles será melhor?