O POCO M4 Pro 5G passou pelas mãos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e recebeu o Certificado de Conformidade Técnica — documento que libera o lançamento e comercialização do aparelho no Brasil. Lançado no mercado global em novembro do ano passado, o aparelho integra uma ficha técnica intermediária com foco no custo-benefício, em especial pela tecnologia 5G. Embora aprovado, seu lançamento no Brasil ainda é um mistério.

POCO M4 Pro 5G é homologado pela Anatel

A documentação revela a data de 23 de dezembro de 2021, mas só agora o documento apareceu no sistema da Anatel. Solicitado pela DL Eletrônicos, o aparelho é identificado pelo código 21091116AG, o mesmo que aparece na base da FCC, uma espécie de Anatel dos Estados Unidos.

Certificado de Homologação do POCO M4 Pro 5G. (Crédito: Anatel/Reprodução)
Certificado de Homologação do POCO M4 Pro 5G. (Crédito: Anatel/Reprodução)

Diferente de outros aparelhos certificados pelo órgão, apenas o Certificado de Homologação foi disponibilizado no sistema. Outros tipos de material, como fotos reais do dispositivo, dimensões, bateria e tecnologia empregada para conectividade não foram liberados pela agência.

Especificações do POCO M4 Pro 5G

O POCO M4 Pro 5G adota o mesmo visual de outro modelos lançados anteriormente, como é o caso do POCO M3, que exibe um módulo traseiro em um retângulo de tamanho avantajado, porém com uma nova organização dos sensores fotográficos.

POCO M4 Pro 5G. (Crédito: Oficina da Net)
POCO M4 Pro 5G. (Crédito: Oficina da Net)

Xiaomi POCO M4 Pro 5G - Veja aqui a ficha técnica completa

Tela e processamento

Em relação ao seu antecessor, o POCO M4 Pro 5G agora tem uma tela maior: 6,6 polegadas. Entretanto, mantém a tecnologia IPS LCD, resolução Full HD+ e suporta conteúdo com taxa de atualização de 90 Hz, amostragem de toque de 240 Hz, e ainda conta com um pequeno furo na tela para alojar a câmera frontal de 16 MP.

Debaixo do capô, o dispositivo vem equipado com o chipset MediaTek Dimensity 810, pronto para fornecer suporte ao 5G , além de configurações com 4 GB ou 6 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno no padrão UFS 2.2. Se necessitar de mais espaço, o celular conta com suporte à cartão microSD.

Câmeras, bateria e recursos extras

O conjunto de câmeras traseiro é liderado por um sensor principal de 50 MP, mas conta também uma lente ultrawide de 8 MP. Em comparação com o seu antecessor, o POCO M4 Pro 5G possui uma lente a menos, mas provavelmente para oferecer mais qualidade, já que foram retiradas os sensores macro e bokeh, que geralmente oferecem uma resolução muito baixa.

Bateria de 5.000 mAh. (Crédito: Xiaomi/Reprodução)
Bateria de 5.000 mAh. (Crédito: Xiaomi/Reprodução)

O quesito energético é bem atendido pela bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 33W. No restante das especificações, destaque para o sistema operacional Android 11, que roda sob a interface MIUI 12.5, além da possibilidade de expandir a memória RAM, graças a tecnologia de RAM virtual.

O POCO M4 Pro 5G ainda conta com a tecnologia dual-SIM, WiFi de banda dupla, NFC para pagamentos por aproximação, porta P2 para fones com fio e leitor de digitais integrado na lateral.

Preço e disponibilidade

O POCO M4 Pro 5G pode ser encontrado em três cores diferentes. (Crédito: Xiaomi/Reprodução)
O POCO M4 Pro 5G pode ser encontrado em três cores diferentes. (Crédito: Xiaomi/Reprodução)

No exterior, o POCO M4 Pro 5G pode ser encontrado nas cores "power black" (preto), "cool blue" (azul) e "yellow" (amarelo). No Brasil, é possível que apenas o clássico amarelão não esteja disponível, seguindo a mesma estratégia de quando o POCO M3 Pro 5G foi lançado por aqui. Preço e data de lançamento ainda são um mistério.