Já não é de hoje que as sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos tem causado grandes consequências à Huawei. Devido a estas proibições, a perspectiva da empresa tem sido afetada, principalmente por ter sido excluída da compra de componentes para seus smartphones. Para contornar esta situação, a gigante chinesa teve que comprar tudo que via pela frente, especialmente processadores.

Podemos dizer que de início, a empresa se saiu bem e conseguiu estocar uma certa quantidade de componentes. Mas sem poder adquirir mais nada, a empresa tem visto o seu estoque diminuir, principalmente os chips com conectividade 5G. Com esse cenário em vista e o lançamento do P50 se aproximando, a empresa precisa encontrar uma nova saída, e provavelmente, não terão suporte a redes 5G.

Huawei P50 terá que usar chips Snapdragon com 4G

Uma das alternativas é utilizar o poderoso Snapdragon 888, porém com suporte apenas para o 4G, estoque que ainda está disponível nas mãos da Huawei. Esse processador em questão deve estar equipado no Huawei P50 padrão, enquanto a variante Pro, será alimentada pelo restante que ainda existe dos chips Kirin 9000, fabricados pela própria Huawei.

O estoque desses chips Kirin também não são o suficientes para atender a alta demanda que o lançamento desses smartphones projeta, e por isso, é possível que até o final do ano, a empresa precise recorrer a também utilizar os chips Snapdragon 888 4G no P50 Pro. Além disso, não temos ouvido falar do modelo P50 Pro+, o que pode indicar seu cancelamento, muito por conta da situação que a empresa se encontra.

Os primeiros com HarmonyOS na caixa

Os flagships da família Huawei P50 serão os primeiros dispositivos a sair de fábrica integrados com o HarmonyOS, sistema operacional que foi anunciado recentemente pela empresa. Além disso, serão também os primeiros com suporte a carregamento de 90W.

Originalmente, eles deveriam ter sido anunciados entre março e abril deste ano, mas devido a crise no mercado de semicondutores, às sanções impostas pelo governo dos EUA e o baixo estoque de suprimentos, o lançamento da série P50 foi adiada para maio, junho, julho, mas devem ser anunciados só em setembro.

Fonte: MyDrivers (em chinês)