A Huawei voltou ao Brasil em abril de 2019, com os lançamentos do P30 Pro e P30 Lite, logo após houve o impedimento da fabricante chinesa de usar os serviços do Google, e não há indícios dos Estados Unidos em remover essas sanções. A solução da Huawei foi construir um novo sistema operacional que seria utilizado como base para todos os seus novos dispositivos, baseado em Android surgiu o HarmonyOS, oficialmente lançado em junho de 2021.

A solução de um novo sistema operacional parece estar andando bem, a Huawei vem colocando muito dinheiro em cima de ações para atrair desenvolvedores de aplicativos, afinal, um sistema operacional para celular é nada sem uma loja de apps, já vimos outras plataformas promissoras como o Windows Phone definhar pela falta de aplicativos.

Huawei Pro P30 no Brasil não atualizará para HarmonyOS

Durante a coletiva de imprensa dos lançamentos do Huawei FreeBuds 4i e da Huawei Band 6, na qual participei, foi anunciado que o Huawei P30 Pro comercializado no Brasil não deve receber o HarmonyOS, pelo menos não é esse o plano da fabricante aqui no Brasil. Certamente a popularidade da loja de aplicativos Google Play e dos próprios serviços do Google aqui são fundamentais para que a empresa não mude drasticamente a forma como as pessoas já utilizam seus P30 Pro.

Opinião minha é de concordar com essa ação, primeiro, o P30 Pro vai continuar a receber atualizações de segurança, quando lançado o P30 Pro foi um dos últimos smartphones da fabricante a contar oficialmente com os serviços do Google, e por ter um contrato firmado entre Huawei e Google, não há como o P30 Pro perder acesso a plataforma. Portanto, as atualizações de segurança vão continuar, mas não veremos atualizações do Android nos aparelhos.

Como é usar um celular sem serviços do Google?

Estou em uso de um smartphone que em breve trago review para vocês, ele chegou diretamente da China, provavelmente será comercializado aqui no Brasil mas, foi um tremendo trabalho remover todos os aplicativos comuns na China e desconhecidos para nós e, ir atrás de APK da Google Play para poder de alguma forma utilizar o aparelho do jeito que costumo fazer.

O que quero dizer aqui é, há uma grande diferença entre utilizar o Android modo tradicional que estamos acostumados a um sistema sem os serviços Google. Talvez na China, onde esses serviços não são o padrão funcione super bem, mas para conquistar o mundo inteiro, bem isso será um tremendo trabalho da Huawei, eu torço muito para mais sistemas operacionais funcionarem, quem ganha são os consumidores pela concorrência.

E você, o que acha? Manda lá no Tweet que fiz sobre o assunto uma resposta.

Review do P30 Pro