O Galaxy S21 FE é um dos smartphones mais esperados nessa segunda parte do ano, principalmente do portfólio da Samsung. Ao lado dos dobráveis Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, o S21 FE tem sido alvo de diversos rumores e vazamentos. Desta vez, o aparelho passou pela certificação da TENAA que revelou mais detalhes sobre as especificações do dispositivo, além de fotos usuais do produto que revelam o seu visual.

Galaxy S21 FE é maior e mais fino que o S21

Identificado pelo código de referência SM-G9900, o Galaxy S21 FE será equipado com uma tela de resolução Full HD+ e tamanho de 6,4 polegadas, o que é maior que o S21 padrão que possui 6,2 polegadas, e um pouco menor que o S20 FE com 6,5 polegadas. A sua proporção também deve sofrer alterações, já que o documento descreve 19,5:9 contra 20:9 dos outros dois modelos citados. O S21 FE também é mais fino, com dimensões de 155,7 x 74,5 7,9 mm.

Fotos usuais do Galaxy S21 FE. (Imagem: Reprodução / TENAA)
Fotos usuais do Galaxy S21 FE. (Imagem: Reprodução / TENAA)

O modelo listado pelo órgão regulador possui configuração de 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, embora seja possível que exista uma versão com 6GB de RAM e 256GB de espaço interno. E falando nisso, sim, há um slot microSD para quem quiser expandir o espaço para guardar seus arquivos, algo que não é possível no S21, S21+ e S21 Ultra.

A bateria listada possui 4.370 mAh, o que provavelmente significa uma ficha técnica de 4.500 mAh, exatamente como no S20 FE. O dispositivo deve suportar carregamento rápido de 45W, embora o carregador enviado tenha potência máxima de 25W. Isso mesmo, é possível que teremos o acessório de recarga incluso na caixa.

Câmera principal de 32MP confirmada

Diversos rumores ventilados na rede recentemente haviam sugerido a configuração real do Galaxy S21 FE. Confirmando tais rumores, a documentação mostra que o aparelho possuirá três lentes em sua traseira, sendo uma principal de 32MP, mais uma ultrawide de 12MP e uma telefoto de 8MP. Esta é exatamente a mesma configuração que temos no S20 FE, assim o upgrade deve estar relacionado apenas ao software do aparelho.

De qualquer forma, é interessante ver a câmera principal de 32MP no próximo lançamento da Samsung, que durante muito tempo tem apostado em lentes de 12MP na linha S. Graças a esta configuração, o S21 FE terá a capacidade de gravar vídeos em 4K e pelo menos 30 quadros por segundo (FPS). A câmera frontal, porém, foi rebaixada de 32MP do S20 FE para 12MP na edição de 2021.

Vai ter Exynos!

Conforme mencionamos recentemente aqui no Oficina da Net, o Galaxy S21 FE terá versões com chip Exynos. Na verdade, também existirá variantes equipadas com o Snapdragon 888, mas serão restritas apenas para o mercado coreano. Os países da Europa e a América do Norte receberão modelos integrados com o chip da Samsung Exynos.

Como o Brasil não faz parte de nenhum desses continentes, ainda não sabemos se o Galaxy S21 FE chegará às terras tupiniquins. Essa divisão de chips tem relação direta com o atual cenário no mercado de semicondutores que tem ocasionado atrasos no lançamento de diversos dispositivos. A escassez de chips adiou os planos de lançamento da Samsung, que agora deve ocorrer em outubro.

Fonte: GSM Arena, com informação do GizChina