Lançados no início deste ano, os modelos Galaxy S21, S21 Plus e S21 Ultra devem ser os primeiros smartphones da Samsung a receber a versão estável do Android 12 que ainda está relativamente longe de ser anunciada oficialmente pelo Google. Mesmo assim, a boa notícia é que esta atualização sairá ainda em 2021, logo após o lançamento formal do novo sistema operacional.

De acordo com o que diz o site holandês AndroidWorld, a Samsung já está trabalhando no desenvolvimento da One UI 4.0, interface que deve ser enviada para os usuários juntamente com o Android 12. Além disso, a fonte afirma que a gigante sul-coreana já iniciou o programa beta interno na série Galaxy S21 e a expectativa é de que a liberação oficial do update aconteça em dezembro deste ano, se tudo sair como o planejado.

Quando o Android 12 será lançado?

A previsão de lançamento da versão oficial do Android 12 é para o segundo semestre deste ano, possivelmente a partir de agosto. De todas as fabricantes de smartphones, a Samsung deve estar entre as primeiras a enviar a atualização para seus consumidores.

Cronograma do Android 12. (Foto: Divulgação/Google).
Cronograma do Android 12. (Foto: Divulgação/Google).

O Samsung Galaxy S21 FE, modelo mais barato da linha que ainda não foi anunciado pela Samsung, também deve estar entre os primeiros a receber o update.

O que esperar do Android 12?

Durante a conferência anual do Google I/O, a empresa anunciou o início do programa Beta para testes do Android 12 e disponibilizou esta versão para download. Nesta ocasião, nenhum modelo da Samsung foi inserido na lista para receber a versão beta do Android 12, já que a empresa costuma modificar o sistema original, o que dificulta os testes.

A chegada do Android 12 ficará marcada por introduzir uma interface mais amigável para os usuários. Os widgets e a barra de notificações ficaram diferentes, além de conter opções que melhoram a privacidade do usuário, resumindo tudo a um único lugar. Para saber tudo sobre o Android 12, confira o nosso artigo exclusivo sobre o sistema, além da lista de quais modelos da Samsung que receberão o update.