Com 3 bilhões de dispositivos Android ativos espalhados pelo mundo, a Google orgulhosamente apresenta seis novidades que chegarão em breve para os usuários em geral. Os recursos incluem sistema de alertas de terremotos, novos padrões de segurança, melhoria no Gboard, teclado proprietário da empresa e muito mais.

A informação foi disponibilizada pela própria Gigante das Buscas em seu blog oficial, onde descreveu as novidades e preparou os usuários para os novos recursos que estão chegando. De acordo com a companhia, estes recursos devem chegar durante o inverno brasileiro (em torno de junho e setembro). Confira as novidades!

1. Sistema de Alertas de Terremotos

O Sistema de Alertas de Terremotos é apontado pela empresa como uma necessidade que tem sido discutida e desenvolvida desde o ano passado. Com este sistema gratuito, as pessoas nas áreas afetadas podem receber alertas pouco antes de um terremoto atingir, permitindo que o usuário procure um abrigo seguro.

Interface do Sistema de Alertas de Terremotos. (Imagem: Reprodução / Google)
Interface do Sistema de Alertas de Terremotos. (Imagem: Reprodução / Google)

Esta novidade já está disponível para usuários na Nova Zelândia e Grécia. Agora, países como Turquia, Filipinas, Cazaquistão, República Quirguiz, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão também já poderão contar com o recurso. Existem outros países onde o índice de terremotos é maior, e neste caso, a empresa tem dado prioridade para anunciar a novidade o mais rápido possível.

2. Mensagens importantes

O mundo está cada vez mais conectado, e diariamente todo usuário recebe mensagens e notificações de familiares, amigos, colegas, trabalho e outros. Nesse ritmo frenético, é difícil acompanhar o que é realmente importante.

Pensando nisso, a novidade aqui é poder marcar uma mensagem com uma estrela em seu aplicativo Mensagens para acompanhar o que é importante, para mais tarde, poder facilmente encontrá-la sem precisar ver todas as mensagens uma a uma. Todas as suas mensagens importantes estarão organizadas em uma nova categoria, garantindo mais praticidade ao usuário.

Essa nova categoria de Mensagens Importantes já está sendo distribuída para diversos usuários do mundo, e em breve, deve estar disponível para todos.

3. Gboard recomendará Emojis

Em maio, uma nova seção foi introduzida para os famosos Emojis Kitchen, para que você possa facilmente localizar aquelas figurinhas que utiliza com mais frequência. Com a novidade, além das seção onde suas Emojis Kitchen ficam organizadas, o Gboard indicará uma figurinha de acordo com o que você digita em uma mensagem.

O Gboard indicará Emojis Kitchen de acordo com o que você digita. (Imagem: Reprodução / Google)
O Gboard indicará Emojis Kitchen de acordo com o que você digita. (Imagem: Reprodução / Google)

Para quem gosta de trocar mensagens o dia inteiro e incrementar com as figurinhas para torná-las ainda mais personalizadas, essa função permitirá utilizar tudo de forma mais prática e ágil. De acordo com a empresa, entre junho e setembro deste ano, esta novidade estará disponível para qualquer dispositivo com Android 6.0 ou superior e que utilize os idiomas inglês, espanhol e português.

4. Comandos de voz em aplicativos

Vídeo incorporado do YouTube

A novidade aqui é incrementar o que já funciona muito bem com os comandos de voz do Google Assistente. Esse recurso poderá abrir ou pesquisar coisas relevantes dentro de seus aplicativos usando apenas sua voz.

Você poderá dizer comandos como: "Ok Google, verifique minhas milhas no Strava" ou "Ok Google, veja o preço de um PlayStation 5 no Mercado Livre". Assim, o sistema poderá não só abrir o aplicativo em questão, como reproduzir o conteúdo que você desejar - são infinitas possibilidades, e a medida do possível novos suportes serão implementados.

5. Detecção de olhar no Acesso por Voz

A função Acesso por Voz foi criada para pessoas com deficiência motora, e oferece navegação rápida e eficiente exigindo que o usuário utilize apenas a sua voz. Um recurso tão importante para pessoas que lutam pela inclusão social, agora são contempladas por um aprimoramento que permitirá a utilização de forma muito mais dinâmica e confortável.

Para evitar comandos acidentais, eles serão reproduzidos apenas se o usuário estiver olhando para a tela do celular.  (Imagem: Reprodução / Google)
Para evitar comandos acidentais, eles serão reproduzidos apenas se o usuário estiver olhando para a tela do celular. (Imagem: Reprodução / Google)

Uma versão beta da função de detectar olhares já está em testes pela empresa, e em breve estará disponível para todos. Para evitar que o celular execute comandos acidentalmente enquanto o usuário utiliza o aparelho e conversa com outras pessoas no ambiente, por exemplo, o sistema poderá identificar se o usuário está olhando para o celular ou não, antes de executar o comando.

Além disso, a função ganhará uma entrada de senha aprimorada. Quando uma senha de entrada for solicitada, o usuário poderá dizer a palavra "senha" para que o sistema preencha a chave de acesso, tornando o procedimento mais seguro, inclusive em ambientes que existem outras pessoas.

6. Melhorias no Android Auto

As mensagens poderão ser acessadas de forma simplificada no Android Auto. (Imagem: Reprodução / Google)
As mensagens poderão ser acessadas de forma simplificada no Android Auto. (Imagem: Reprodução / Google)

O Android Auto também ganhou melhorias, e agora é possível personalizar mais a plataforma para facilitar o uso, como inserir uma nova tela do launcher diretamente do seu celular e configurar manualmente o modo escuro. Também é mais fácil navegar em abas de diversos conteúdos graças às novas guias que foram inseridas no sistema, como a opção "de voltar para cima" e um botão A a Z na barra de rolagem.

Além disso, o sistema pode ser facilmente iniciado realizando apenas alguns toques, facilitando o uso especialmente para quem nunca utilizou o Android Auto antes. Melhorias na visualização de mensagens de WhatsApp, aplicativos de estacionamento, carregamento de carga e navegação EV também foram inseridos e já estão disponíveis para telefones com Android 6.0 ou superior, e quando conectados com um carro compatível.

Fonte: Google