Dias antes do lançamento da nova linha Mate 30 da Huawei, que será lançado sem serviços e apps do Google 19 de setembro, algumas imagens promocionais vazaram na internet. As imagens foram compartilhadas pelo leaker Evan Blass e mostram o novo Mate 30, Mate 30 Pro, Mate 30 lite e o que aparenta ser uma edição especial Porsche design do smartphone.

No topo da linha está o Mate 30 Pro. As imagens sugerem que o aparelho será equipado com um amplo notch no topo do smartphone, e um display que curva consideravelmente nas bordas laterais, como a "waterfall screen" no Vivo´s Nex 3, da Oppo. Na traseira, vemos a marca Leica, com quatro sensores de câmera dentro de um corte circular. Um tuíte sugere que as câmeras serão um compilado de duas lentes 40MP, com um sensor 8MP e um ToF, ou "time off light". Aparecem também dois indicadores de sinal no topo da tela, indicando a presença da funcionalidade dual-SIM em pelo menos uma versão do aparelho.

back

Em comparação ao Pro, o Mate 30 base aparenta ter um notch muito menor, o qual o MSPowerUser especula ser pela menor quantidade presente de sensores para desbloqueio facial. Ainda se espera imagens traseiras do dispositivo para avaliar as câmeras.

front

Ambos Mate 30 Pro e Mate 30 são esperados ter o novo processador Kirin 990, que inclui um modem 5G embutido no chip. Um indicador 5G de sinal é claramente visível na imagem do Mate 30.

side

Por fim, há a edição especial Porsche design para o Mate 30 Pro, que aparece com uma capa de couro na traseira do smartphone. As imagens aparecem em vermelho e preto para essa versão.

Porsche

Para além do design, o aspecto mais interessante da série será o software e a total ausência do Google nos aparelhos, sem nenhum app da empresa americana devido à recente proibição de negócios de empresas americanas com a Huawei por parte do governo estadunidense. Além da ausência de apps Google, o embargo também implica no desligamento dos Mate 30 da Play Store, o que deve implicar em pensar duas vezes antes de comprar aparelhos da marca chinesa, principalmente na Europa, continente tão confiante e dependente dos serviços do Google nos smartphones.