Já colocaram a mão em uma unidade do Huawei Mate 30 Pro antecipadamente, segundo o GSMarena. Um plástico branco é usado para esconder o design, mas não faz um bom trabalho, fica evidente a curvatura da tela e a nova configuração em notch.

O Mate 30 Pro tem o que se chama de "waterfall screen", ou literalmente "tela em cachoeira" em português. As laterais da tela curvam em 90 graus, muito mais do que estamos acostumados a ver em aparelhos com telas curvas. Talvez se use dessa característica para gestos ou outros truques, porém deve ter o devido sistema de identificação de toque, se não apenas segurar o aparelho pode ser um problema caso ative sem intenção diversos comandos.

Leak

O notch foi redesenhado com reconhecimento facial de segunda geração, aparentando ser uma câmera tripla, mas pode apenas se tratar de um sistema ToF (Time of Flight) com um emissor de luz e sensor.

Já se viu também o painel frontal do Huawei Mate 30. É mais estreito e somente aparenta ter duas lentes visíveis. É uma câmera dupla, ou algo diferente, mas certamente é um sistema diferente da versão Pro. No Mate 20 Pro no ano passado foi isso que aconteceu, a versão tinha reconhecimento facial 3D e a versão básica tinha apenas um notch em gota pequeno.

Baseados nos rumores até então, o Huawei Mate 30 Pro terá uma tela de 6.6 a 6.7 polegadas de 90Hz e resolução QHD. A câmera frontal é desconhecida, mas o desbloqueio facial é dito ser de última geração.

Quanto às câmeras traseiras, a Huawei reportou já que prepara dois sensores grandes de 40MP para ser acompanhados por um de 8MP telefoto. Pelo que se sabe com base em vazamentos, o Mate 30 Pro também terá um sensor 3D ToF na parte de trás, enquanto o modelo básico não terá. O lançamento oficial do smartphone será em 19 de setembro em Munique.