A linha Galaxy S10 foi revelada pela Samsung na última quarta - feira (20) e o DxOMark já fez questão de testar as câmeras da versão Plus do novo top de linha da Samsung. O Galaxy S10 + vem com tela AMOLED Quad HD de 6,4 polegadas e uma configuração de três lentes em sua câmera principal. A câmera principal de 12Mp com uma lente de abertura variável é combinada com um módulo de ultra grande angular de 16Mp e um módulo de telefoto de 2x 12Mp.

As especificações da câmera tripla são: um sensor de 12Mp com pixels de 1,4µm e equivalente de 26mm, lente de abertura f / 1,5-2,4, AF de Dual-Pixel, OISUltra-wide. Um sensor de 16Mp com 1.0µm de pixels e 13mm de equivalente, lente de abertura de f / 2.4. E um telefoto de 12Mp com pixels de 1,0 µm e lente de abertura f / 2,4 equivalente a 52 mm, PDAF, OIS2160p / 60fps (1080p / 30fps nas configurações padrão).

Para pontuação e análise nas revisões de câmeras de smartphones, os engenheiros do DxOMark capturam e avaliam mais de 1.500 imagens de teste e mais de 2 horas de vídeo em ambientes de laboratório controlados e em cenas internas e externas naturais, usando as configurações padrão da câmera.

Com base nos testes do DxOMark o Galaxy S10 + conseguiu obter uma pontuação geral de 109 pontos. Com isso, o Samsung Galaxy S10 + se junta ao Huawei Mate 20 Pro e ao P20 Pro no topo do ranking de câmeras para smartphones.

Resultados dos testes DxOMark - Samsung Galaxy S10+
Resultados dos testes DxOMark - Samsung Galaxy S10+

A excelente pontuação geral da Samsung se baseia em uma pontuação de 114 pontos em foto, com a câmera se saindo especialmente bem nas categorias exposição, cor e bokeh. Porém, o DxoMark chegou a conclusão que somente com pouca luz as cores podem ficar um pouco sem graça. O equilíbrio de brancos também é preciso.

A abordagem S10 + para textura e ruído é típica para dispositivos Samsung, na medida em que uma redução de ruído bastante forte garante baixos níveis de ruído em todas as condições de iluminação, mas também resulta em perda de detalhes de imagem mais refinados, especialmente em condições internas e com pouca luz.

O sistema AF funciona de forma confiável, fornecendo consistentemente resultados precisos, e o dispositivo também funciona bem ao fotografar no modo flash. Imagens em flash mostram boa exposição e vinhetas dificilmente são perceptíveis. No lado negativo, muitas das amostras de teste teriam demonstrado um efeito de olhos vermelhos perceptível.

Samsung Galaxy S10 Plus
Samsung Galaxy S10 Plus

O modo de simulação de bokeh da Samsung seria um dos melhores. O efeito vem com um bom isolamento do assunto de primeiro plano, um bom gradiente de borrão e uma agradável forma de bokeh, criando um efeito bokeh simulado que é bem próximo do real. Uma desvantagem é que ele captura imagens no modo retrato com a lente primária de 26 mm, o que pode resultar em alguma distorção de perspectiva do assunto do retrato. isso porque dispositivos que usam a tele-lente mais longa no modo retrato geralmente evitam esse efeito.

A teleobjectiva de 2x faz um bom trabalho ao aproximar o zoom, oferecendo bons detalhes a curto e médio alcance. Em intervalos de zoom mais longos, no entanto, ele não consegue acompanhar a lente 3x dos flags da Huawei. Ainda assim, a Samsung marca bem para o desempenho do zoom.

Por padrão, a Samsung grava vídeo Full HD de 1080p a 30 quadros por segundo e, embora não consiga alcançar o primeiro lugar em 97 pontos, obtém um excelente resultado para vídeo. Em muitos aspectos, as imagens de vídeo do S10 + mostram características semelhantes às suas imagens estáticas: a renderização de cores é agradável na maioria das cenas e a ênfase na redução de ruído resulta em imagens limpas que mostram falta de detalhes na maioria das condições de gravação.

Ainda assim, algum ruído temporal é visível, mesmo sob luz forte. O S10 + mantém boa exposição ao alvo para vídeo em todos os níveis de luz, obtendo assim melhores exposições de pouca luz do que alguns concorrentes - por exemplo, o iPhone XS Max, embora o XS Max ofereça melhor faixa dinâmica, graças ao seu HDR de vídeo. Dito isto, para um modo de vídeo não-HDR, o S10 + oferece uma faixa dinâmica muito boa.

O sistema de autofoco geralmente faz um bom trabalho em manter a cena em foco, mas nossos testadores observaram algumas instabilidades ao rastrear assuntos em movimento. A estabilização de imagem da Samsung melhora em relação à nota 9 do ano passado e agora está no mesmo nível que a melhor para a estabilização enquanto caminha durante a gravação e mantém a câmera imóvel.

Concluindo, com o Galaxy S10 +, a Samsung lançou um dispositivo com uma câmera que empatou com os melhores do ranking no DxOMark, no caso, o Huawei Mate 20 Pro e P20 Pro. O S10 + obtém 114 pontos, apresentando uma excelente gama dinâmica, bem como ótima exposição, cor e simulação de bokeh. O novo Samsung também é capaz de gravar excelentes arquivos de vídeo, com cores agradáveis, boa exposição e enquadramento suave, graças à excelente estabilização de imagem.

De acordo com o DxOMark o Galaxy S10 + é o dispositivo da Samsung com a melhor câmera já apresentada até então. Como em outros dispositivos com configuração de câmera semelhante, a câmera ultra grande angular S10 + não teve impacto em sua pontuação DxOMark. Ainda assim, pode ser considerado uma ferramenta muito útil por muitos, tornando o Galaxy S10 uma opção ainda mais atraente.

Samsung Galaxy S10 Plus - Veja aqui a ficha técnica completa

Fonte: DxOMark