A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, realizou uma pesquisa para descobrir quais são os smartphones com maior duração de bateria. A motivação da pesquisa veio após os resultados de um estudo da KRC Research que revelou a preferência de 69% dos brasileiros por smartphones com longa duração de bateria.

A pesquisa foi realizada da seguinte maneira pela Proteste: a associação simulou o uso de internet por 7 minutos e 30 segundos, navegando em aplicativos por 1 minutos e 15 segundos, efetuando ligações de 2 min e 30 seg e usando a câmera para capturar cinco fotos. No total, foram treze smartphones que se destacaram.

Por outro lado, cinco aparelhos levaram menos de duas horas para alcançar a carga completa, são eles: Galaxy S8, Galaxy A5 2017, Motorola Moto G4 Plus, Galaxy S7 Edge e LG G6.

A pesquisa da Proteste revelou que com mAh elevado nem sempre é indicador de capacidade de bateria, pois não foram os aparelhos que obtiveram os melhores resultados. Segundo a associação, alguns aparelhos com mAh menor tiveram maior duração do que os modelos que contam com capacidade maior. Entretanto, a pesquisa não avaliou o desempenho dos modelos mais recentes da Apple, o iPhone 7 e 7 Plus.

Analisando uma situação em que o consumidor tem apenas 15 minutos para carregar o celular com pouca carga de bateria, a pesquisa revelou que alguns aparelhos se saem melhores.  Entre os dispositivos que conseguiram alcançar cerca de 20% de bateria no tempo determinado estão: Samsung Galaxy S7 Edge, Motorola Moto G4 Plus, Samsung Galaxy A5 2017 e Samsung Galaxy A7 2017. Agora, o iPhone 6S Plus, conseguiu apenas 8% de bateria, ou seja, o pior smartphone nesta avaliação.

Galaxy S8 é o melhor
Galaxy S8 é o melhor

Mais uma vez o grande destaque é o Galaxy S8, muito bem avaliado no nosso review, se você não conhece o dispositivo, vale a pena ler o nosso post. Entre os 88 smartphones avaliados na pesquisa, ele foi o melhor na carga de 15 minutos e é o smartphone que também carrega completamente em menos tempo.

 Confira a lista com os dez smartphones que obteram melhores resultados em testes de bateria.

10 smartphones com maior durabilidade de bateria
10 smartphones com maior duração de bateria