A segurança precisa estar em primeiro lugar quando falamos em navegar na internet, afinal, se você não tomar certas precauções, é possível comprometer sua privacidade, dados pessoais e até financeiros. Para evitar esses (e outros) problemas, vamos te mostrar 7 dicas para acessar a internet com segurança e garantir uma experiência livre de preocupações.

ÍNDICE

1. Use um navegador seguro

Navegadores (Imagem: Denny Müller)
Navegadores (Imagem: Denny Müller/Unsplash)

Escolher um navegador seguro é o primeiro passo para se manter protegido na internet. Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Edge, por exemplo, são equipados com recursos de segurança projetados para protegê-lo contra malwares e outras ameaças.

Além disso, eles também recebem atualizações de segurança regularmente para corrigir vulnerabilidades e manter os usuários protegidos. Por isso, se você utiliza um navegador menos conhecido ou com poucos recursos de segurança, considere mudar para um mais confiável.

2. Evite clicar em anúncios patrocinados

Ao pesquisar sites de bancos, redes sociais e outras plataformas que exigem login, evite clicar em anúncios patrocinados. O motivo para isso é que alguns golpistas conseguem burlar o processo de filtragem de anúncios do Google para exibir links maliciosos.

Em alguns casos, esses links apresentam páginas falsas que são praticamente idênticas a da empresa oficial, fazendo com que muitos usuários insiram seus dados e, consequentemente, enviem diversas informações pessoais aos golpistas, colocando em risco sua privacidade. Por isso, evite os anúncios patrocinados.

3. Cuidado com os pop-ups "Permitir notificações"

Alguns sites exibem pop-ups solicitando permissão para enviar notificações, tome cuidado com eles. Ao conceder essa permissão, uma página maliciosa pode mandar notificações incômodas e potencialmente prejudiciais.

Até mesmo um clique não intencional nessas notificações pode representar um risco e comprometer o seu dispositivo. Portanto, ao se deparar com esses pop-ups, bloqueie-os imediatamente, ao menos que conheça e confie no site. Caso já tenha concedido a permissão, é possível revogar o acesso nas configurações do navegador.

4. Evite salvar dados confidenciais

Não salve dados confidenciais (Imagem: Franck/Unsplash)
Não salve dados confidenciais (Imagem: Franck/Unsplash)

Os navegadores oferecem um recurso de salvamento automático de dados. Apesar dessa função agilizar o processo de login em redes sociais e o preenchimento automático dos números do cartão de crédito em uma loja, por exemplo, ter informações sensíveis salvas no navegador pode representar um risco de segurança.

A melhor alternativa é apostar em um gerenciador de senhas, que além de ajudar a resolver o problema de memorização de dados confidenciais, como senhas de redes sociais e bancos, esses aplicativos também podem gerar senhas aleatórias e complexas para aumentar a segurança de suas contas.

5. Evite sites com muitos anúncios

É importante ter cuidado com sites que inundam a tela do seu computador/celular com anúncios. Essas páginas geralmente incorporam links maliciosos em imagens e textos, tornando a navegação potencialmente perigosa para usuários que possam clicar neles por acidente.

Por isso, evite acessar sites que exibem uma quantidade absurda de anúncios — eles podem expor seu dispositivo a malwares e outras ameaças.

6. Use a navegação anônima

Não deseja que o histórico de navegação, cookies e outros dados fiquem salvos no navegador? Considere o modo de navegação anônima, especialmente se você não for o proprietário do dispositivo.

Com esse recurso ativado, qualquer informação confidencial, como credenciais de login e detalhes financeiros, são excluídas após o término da sessão, garantindo assim uma camada extra de proteção.

7. Atualize o navegador regularmente

Atualize seu navegador (Firmbee.com/Unsplash)
Atualize seu navegador (Firmbee.com/Unsplash)

Manter seu navegador atualizado pode evitar problemas ao acessar a internet, já que os cibercriminosos costumam atacar browser desatualizados com vulnerabilidades conhecidas.

As empresas responsáveis por esses programas enviam atualizações regularmente para corrigir falhas de segurança e melhorar a proteção. Geralmente, os navegadores atualizam automaticamente, mas é sempre bom verificar se eles estão rodando a versão mais recente entrando no menu de configurações.