Navegar na internet requer um certo cuidado, afinal, existem diversos sites falsos criados apenas para roubar dados, aplicar golpes e muito mais. Felizmente, é possível identificar essas páginas fraudulentas para evitar problemas maiores. Abaixo, vamos te mostrar oito dicas de segurança importantes para te ajudar a entender se um site é, de fato, seguro.

ÍNDICE

1. Sempre verifique o domínio

Verifique o domínio
Verifique o domínio

O nome do domínio ajuda a identificar se um site é falso. Como não é possível usar o mesmo endereço do original, os golpistas criam algo semelhante no intuito de enganar um usuário desavisado.

Essa prática, chamada de "golpe homográfico", pode trazer muitos problemas, pois se você enviar informações sensíveis pensando que se trata de um site autêntico, os criminosos terão acesso aos dados.

Por isso, sempre verifique o nome do domínio antes de realizar qualquer ação. Normalmente, os sites falsos costumam ter algumas diferenças na escrita, como "Faceb00k" em vez de "Facebook", ou a existência de uma letra a mais na palavra, como "Amazzon".

2. Procure erros de digitação e designs ruins

Se você encontrou um site com muitos erros de digitação ou designs malfeitos, tome cuidado, ele pode ser falso. Os criminosos costumam cometer erros básicos na escrita ou simplesmente criam páginas com layouts ruins.

Isso acontece porque, diferente das páginas de empresas reais, os golpistas dificilmente contam com profissionais especializados na criação de sites, permitindo que eles sejam publicados sem revisões nos textos e interface.

Outro detalhe para ficar de olho é a existência de muitos bugs, pois ao contrário de sites oficiais, que levam em conta a experiência do usuário, os sites falsos não se preocupam em manter uma navegação fluida e bem otimizada, deixando a página lenta e com vários erros.

3. Verifique a idade do domínio

Whois
Whois

Acessando a ferramenta Whois, presente em muitas plataformas de hospedagem, como o Registro.br, você consegue verificar as informações sobre um determinado site, incluindo o responsável por ele.

Assim, é possível identificar endereços falsos, já que essas páginas são constantemente removidas e os criminosos precisam adquirir novos domínios. Portanto, quanto mais recente o domínio, maior o risco dele ser falso.

A ferramenta exibe a data de registro e algumas informações do titular, como nome, CNPJ e e-mail. De qualquer forma, o dono do domínio pode pagar para ocultar esses dados, então não considere a plataforma 100% segura.

4. Procure o cadeado HTTPS

Protocolo HTTPS
Protocolo HTTPS

O protocolo HTTPS é uma camada extra de segurança presente em sites que permitem login, recebem pagamentos ou informações sigilosas. Essa tecnologia, representada por um pequeno cadeado na barra de endereços, indica se a conexão entre o dispositivo e o servidor é segura.

Por isso, antes de realizar qualquer ação no site, verifique a presença do cadeado. Páginas que não oferecem esse protocolo podem colocar em risco seus dados e são classificadas pelo Google como "não seguras".

Vale ressaltar que a presença do HTTPS não significa que a página seja realmente confiável. Esse protocolo apenas garante que a conexão é criptografada, mas nada impede que os criminosos o utilizem para dar mais credibilidade ao site, então não se baseie apenas nisso.

5. Use a ferramenta de status do Google

Ferramenta do Google
Ferramenta do Google

O Google tem uma ferramenta que permite verificar a autenticidade de um site. Acessando o "Status do site no Navegação segura" e inserindo a URL no campo indicado, é possível identificar se uma página contém elementos perigosos que podem comprometer a segurança do usuário.

A ferramenta pode ser bastante útil na hora de descobrir se uma loja online é segura e autêntica, por exemplo. Segundo o Google, essa plataforma "analisa bilhões de URLs por dia em busca de websites não seguros", então você sempre terá informações atualizadas.

6. Recorra ao Posso Confiar

Posso Confiar
Posso Confiar

Criado pela Axur, empresa especializada em monitoramento de riscos e ameaças digitais, a plataforma Posso Confiar fornecer informações sobre a confiabilidade de um site, avaliando diversos fatores importantes, incluindo histórico de segurança, malwares e atividades de phishing.

Assim, você consegue verificar se é seguro acessar um site desconhecido. A consulta pode ser feita rapidamente: basta digitar a URL no campo indicado e apertar a tecla "Enter". Após uma breve análise, a ferramenta vai informa se o site oferece algum risco ou se a navegação é segura.

7. Desconfie de propostas absurdas

Encontrou um site com proposta de dinheiro fácil? Desconfie! Os criminosos costumam atrair a atenção das pessoas com ofertas do tipo, tanto em páginas da web quanto em redes sociais, prometendo valores altos após o pagamento de uma determinada quantia.

Esse tipo de golpe também ocorre em lojas online, onde os fraudadores criam anúncios de produtos com preços muito abaixo do normal. No entanto, após fazer um pagamento ou cadastrar as informações bancárias, o usuário sofre um golpe ou recebe um produto de qualidade inferior.

A dica é: tome cuidado com propostas boas demais para serem verdade. Antes de fechar a compra, analise o preço e compare com outras lojas. Também verifique sinais que comprovem a veracidade e credibilidade daquele e-commerce, como sua página no Reclame Aqui, por exemplo.

8. Cuidado com os selos de segurança

Exemplos de selos de segurança
Exemplos de selos de segurança

Lojas online exibem selos de segurança no rodapé da página que comprovam que o site foi verificado por empresas especializadas do setor, como McAfee, Norton e GeoTrust.

No entanto, esses selos podem ser falsificados para enganar o usuário. Em lojas que aplicam golpes, os criminosos adicionam uma imagem para simular a existência dos selos, enganando facilmente um comprador desavisado.

Felizmente, é possível checar a veracidade: basta clicar sobre a imagem — os verdadeiros selos mostram informações a respeito da empresa que o disponibilizou e sobre a confiabilidade do comércio. Em casos de falsificação, esse selo não é clicável.