O Wi-Fi 7 foi lançado oficialmente no início deste ano de 2024 graças à certificação criada pela Wi-Fi Alliance. O objetivo de criar um certificado para dispositivos Wi-Fi é para garantir uma qualidade mínima para o usuário considerando as especificações do padrão Wi-Fi utilizado. Pensando nisso, foi listado aqui as melhores opções que temos de roteadores Wi-Fi 7 que temos atualmente no mercado.

Melhores roteadores Wi-Fi 7 para comprar em 2024

Lista dos melhores roteadores Wi-Fi 7 para comprar em 2024. Fonte: TP-Link
Lista dos melhores roteadores Wi-Fi 7 para comprar em 2024. Fonte: TP-Link

Note que os modelos abaixo ainda não são vendidos no Brasil, mas é provável que ainda em 2024 eles sejam lançados no país. No caso da Asus, existe a chance de o modelo listado não ser disponibilizado em território nacional, mas para os modelos da TP-Link, há uma grande chance de aparecer por aqui.

ÍNDICE

ASUS RT-BE96U

O Asus RT-BE96U é um roteador com Wi-Fi 7 capaz de oferecer o desempenho ideal para jogos online ou lidar com o acesso de vários dispositivos ao mesmo tempo com uma entrega de um nível de estabilidade e velocidade ótimo. Seu hardware possui um bom sistema de refrigeração, pois utiliza quatro headsinks (dissipadores em formato de barras) e uma grande região semi-aberta, protegida por uma grade feita em plástico.

Roteador Asus RT-BE96U com Wi-Fi 7. Fonte: Asus
Roteador Asus RT-BE96U com Wi-Fi 7. Fonte: Asus

De acordo com a Asus, o RT-BE96U é capaz de atingir uma velocidade teórica de 11.529 Mbps na banda de 6GHz enquanto a faixa de 5GHz atinge 5.764 Mbps. Já na frequencia de 2,4 GHz, a empresa diz que seu roteador Wi-Fi é capaz de oferecer até 1.376 Mbps.

Outro ponto interessante deste roteador Wi-Fi 7 da Asus são suas duas portas LAN de 10 Gbpbs. Elas são úteis para se utilizar NAS e tambem prevenir gargalos na rede cabeada.

O TP-Link Archer BE800 possui 8 antenas, assim como o Asus RT-BE96U, e é capaz de oferecer uma boa cobertura de sinal, rede exclusiva para dispositivos IoT e configuração fácil de ser realizada. Ele pode ser controlado através de um assistente de voz virtual como o Google Assistente ou o Alexa utilizando um dispositivo compatível como, por exemplo, um celular Android ou um Amazon Echo Dot.

Roteador TP-Link Archer BE800 com Wi-Fi 7. Fonte: TP-Link
Roteador TP-Link Archer BE800 com Wi-Fi 7. Fonte: TP-Link

Segundo a TP-Link, o Archer BE800 é capaz de atingir uma velocidade teórica de 11.520 Mbps na banda de 6GHz enquanto a faixa de 5Ghz atinge 5.760 Mbps. Já na frequencia de 2.4Ghz, a empresa diz que seu roteador Wi-Fi é capaz de oferecer até 1.376 Mbps.

Assim como o Asus RT-BE96U, o TP-Link Archer BE800 possui duas portas LAN de 10 Gbps, trazendo um bom desempenho em aplicações relacionadas a NAS. Além disso, ter uma porta com este desempenho pode prevenir engasgos na rede cabeada.

Vídeo incorporado do YouTube

O TP-Link Deco BE85 possui o foco em redes MESH, sendo ideal para aqueles que procuram uma boa cobertura e um desempenho acima da média com o Wi-Fi 7. Note que para obter uma boa performance, você deverá utilizar dispositivos com suporte ao Wi-Fi 7.

Roteador TP-Link Archer BE800 com Wi-Fi 7. Fonte: TP-Link
Roteador TP-Link Archer BE800 com Wi-Fi 7. Fonte: TP-Link

Considerando os recursos do Wi-Fi 7, utilizar este padrão de transmissão sem fio em uma rede MESH pode ser o melhor dos mundos, pois o gargalo da utilização de uma mesma banda não irá acontecer. Acesse o nosso artigo sobre redes MESH entender melhor sobre como elas funcionam, quais são suas qualidades e seus defeitos.

Outro ponto interessante deste roteador Wi-Fi da TP-Link é a presença de uma porta LAN ethernet de 10 Gbps e outra porta Ethernet de 10 Gbps combinada com uma porta de fibra óptica.

Portas do roteador Wi-Fi 7 TP-Link Archer BE800. Fonte: TP-Link
Portas do roteador Wi-Fi 7 TP-Link Archer BE800. Fonte: TP-Link

Abaixo um video promocional do roteador TP-Link Deco BE85.

Vídeo incorporado do YouTube

Sobre o Wi-Fi 7

O Wi-Fi 7 é capaz de prover uma transmissão maior de dados em menos tempo e com uma distribuição de dados melhor entre os canais disponíveis. Seus principais recursos e aprimoramentos são:

  • Canais de 320 MHz: Embora o Wi-Fi 6E possua maior número de canais de 160 MHz, permitindo a transmissão de pacotes maiores de dados, o Wi-Fi 7 possui também os canais de 320 MHz. Com isso, é possível transportar uma quantidade de informações consideravelmente maior do que a suportada pelos canais de 160 MHz.
  • QAM 4K: O Wi-Fi 7 permite uma modulação ainda mais avançada chamada QAM 4K. Isso permite que se obtenha uma densidade de dados maior, proporcionando um rendimento e uma capacidade melhor quando comparado aos padrões Wi-Fi anteriores, que utilizam a modulação QAM 1K.
  • MLO (Multi-link Operation): A tecnologia MLO (Multi-Link Operation) permite a conexão simultânea de duas bandas ao mesmo tempo, permitindo que o usuário atinja velocidades mais altas. Ao mesmo tempo, esse recurso proporciona uma confiabilidade maior na transmissão, além de uma latência consideravelmente menor.
  • Multi-RU e punção: O recurso Multi-RU ou Multi-unidades de recursos em conjunto com a funcionalidade de "punção", permite a utilização de o canal grande como, por exemplo, o de 160 MHz como vários canais pequenos. Desta forma, você pode utilizar um único canal de 160 MHz como vários canais de 40 MHz e 80 MHz, por exemplo.