O Wi-Fi 7 ganha certificação da Wi-Fi Alliance e é lançado oficialmente. De acordo com a publicação na página de notícias e eventos da Wi-Fi Alliance, a certificação tem como objetivo garantir que os recursos oferecidos pela Wi-Fi 7 sejam oferecidos pelas fabricantes de maneira consistente, entregando uma experiência de alta qualidade.

Quais as vantagens que se tem ao utilizar dispositivos com Wi-Fi 7?

Wi-Fi Alliance lança certificação para o Wi-Fi 7. Fonte: Wi-Fi Alliance
Wi-Fi Alliance lança certificação para o Wi-Fi 7. Fonte: Wi-Fi Alliance

Segundo a Wi-Fi Alliance, o Wi-Fi 7 traz benefícios para o uso de realidade aumentada, realidade virtual, treinamento imersivo com 3D, jogos eletrônicos, IoT (Internet of Things ou Internet das Coisas) industrial e automotivo. O motivo disso é basicamente a entrega de uma latência baixa, maior confiabilidade para o tráfego de dados crítico e uma alta performance na transmissão de grandes quantidades de dados.

Wi-Fi 7: Novos recursos e aprimoramentos

O Wi-Fi 7 é capaz de prover uma transmissão maior de dados em menos tempo e com uma distribuição de dados melhor entre os canais disponíveis. Seus principais recursos e aprimoramentos são:

  • Canais de 320 MHz: Embora o Wi-Fi 6E possua maior número de canais de 160 MHz, permitindo a transmissão de pacotes maiores de dados, o Wi-Fi 7 possui também os canais de 320 MHz. Com isso, é possível transportar uma quantidade de informações consideravelmente maior do que a suportada pelos canais de 160 MHz.
  • QAM 4K: O Wi-Fi 7 permite uma modulação ainda mais avançada chamada QAM 4K. Isso permite que se obtenha uma densidade de dados maior, proporcionando um rendimento e uma capacidade melhor quando comparado aos padrões Wi-Fi anteriores, que utilizam a modulação QAM 1K.
  • MLO (Multi-link Operation): A tecnologia MLO (Multi-Link Operation) permite a conexão simultânea de duas bandas ao mesmo tempo, permitindo que o usuário atinja velocidades mais altas. Ao mesmo tempo, esse recurso proporciona uma confiabilidade maior na transmissão, além de uma latência consideravelmente menor.
  • Multi-RU e punção: O recurso Multi-RU ou Multi-unidades de recursos em conjunto com a funcionalidade de "punção", permite a utilização de o canal grande como, por exemplo, o de 160 MHz como vários canais pequenos. Desta forma, você pode utilizar um único canal de 160 MHz como vários canais de 40 MHz e 80 MHz, por exemplo.
Recursos e benefícios garantidos para dispositivos com certificação Wi-Fi 7. Fonte: Wi-Fi Alliance
Recursos e benefícios garantidos para dispositivos com certificação Wi-Fi 7. Fonte: Wi-Fi Alliance

Número de dispositivos com Wi-Fi 7 aumentará até 2028

De acordo com as projeções da Wi-Fi Alliance, haverá mais de 233 milhões de dispositivos com Wi-Fi 7 no mercado neste ano de 2024. Além disso, os estudos apontam que até 2028 teremos um aumento para 2,1 bilhões de dispositivos com Wi-Fi 7.

O presidente e CEO da Wi-Fi Alliance, Kevin Robinson, diz:

A introdução do Wi-Fi CERTIFIED 7 marca o surgimento da última geração de Wi-Fi e será um acelerador para a adoção em massa do Wi-Fi 7. Esta certificação ressalta nosso compromisso incansável em fornecer tecnologia de ponta que redefina o caminho os usuários experimentam o Wi-Fi, proporcionando velocidades mais rápidas, maior eficiência e maior confiabilidade que expandem os horizontes do que é possível através do Wi-Fi.

O vice-presidente e gerente geral do grupo de soluções sem fio da Intel, Eric A. McLaughlin, diz:

PCs com tecnologia Intel e produtos IOT com Wi-Fi 7 permitirão velocidades multi-gigabit com capacidade de resposta semelhante à da conexão com fio e novos níveis extremos de confiabilidade de conexão. A colaboração e a interoperabilidade dos ecossistemas são essenciais para ajudar a cumprir estas expectativas. Estamos muito satisfeitos que nossa nova solução Intel Wi-Fi 7 BE200 tenha sido oficialmente certificada e incluída no teste do programa para ajudar a tornar possíveis ótimas experiências de usuário com outros dispositivos Wi-Fi 7.

O vice-presidente sênior e gerente geral de conectividade, banda larga e rede da Qualcomm, Rahul Patel, diz:

O Wi-Fi 7 é uma evolução revolucionária do Wi-Fi, elevando a conectividade sem fio a níveis de desempenho sem precedentes. As plataformas Qualcomm FastConnect 7800 e Networking Pro Series estão alimentando milhões de smartphones, PCs e pontos de acesso Wi-Fi 7 atualmente, e estamos honrados por ambos estarem incluídos no banco de testes de certificação. Estamos entusiasmados por nossos clientes estarem experimentando nossas implementações Wi-Fi 7 completas em nosso portfólio de produtos, incluindo canais de 320 MHz, operação Multi-Link maximizada para desempenho robusto em alcance e melhorias para melhorar a capacidade de gerenciamento das plataformas. Juntos, estamos avançando, inaugurando um amplo ecossistema de redes, dispositivos e casos de uso Wi-Fi 7 que ajudarão a redefinir o mundo em que vivemos, trabalhamos e nos conectamos.