A Samsung apresentou seu mais novo processador topo de linha: o Exynos 990, sucessor natural do Exynos 980 anunciado no início de setembro. Ele deve estrear no Galaxy S11, além de chegar em outros modelos mais caros da empresa programados para o próximo ano.

Assim como o Kirin 990 5G da Huawei, o Exynos 990 é fabricado usando o processo EUV de 7nm. Ele possui oito núcleos, sendo dois de alto desempenho de quinta geração, mais dois Cortex-A76 e quatro Cortex-A55. Por algum motivo a Samsung não informou a velocidade de clock, afirmando apenas que o desempenho geral foi melhorado em 20% com relação ao seu antecessor.

Processador Exynos 990

Como GPU, agora temos a Mali-G77 MP11, que pode oferecer melhoria na eficiência de energia e aumento de desempenho de até 20%, garantindo que os jogos mais pesados e outras tarefas rodem sem nenhum tipo de problema.

Outra adição importante é que o Exynos 990 traz uma NPU de dois núcleos. O DSP (Digital Signal Processor) foi melhorado para trabalhar em conjunto e entregar resultados surpreendentes em câmera, realidade aumentada e assistente virtual. O processador ainda suporta seis câmeras de até 108MP, memória RAM LPDDR5, armazenamento UFS 3.0 e UFS 2.1, e tela com resolução 4K com taxa de atualização de 120 Hz e HDR.

O 5G também foi embarcado graças ao modem Exynos 5123 EUV de 7nm, que segundo a Samsung é capaz de oferecer até 7,35 Gbps em mmWave, além de 5,1 Gbps em sub-6 GHz com agregação da operadora de até 8x. Por fim, esse componente ainda traz E-UTRA-NR (EN-DC), que basicamente usa o 4G e 5G ao mesmo tempo para aumentar a velocidade de download.

Principais características do Exynos 990

O Exynos 990 também pode gravar em até 8K a 30fps, e quanto a segurança, agora temos uma nova camada que armazena todos os dados pessoais em um lugar separado do sistema, dificultando o acesso às informações do usuário.

Fica bem claro que a Samsung trabalhou bastante para entregar o melhor aos seus clientes. Então, vamos aguardar para vermos todas essas novidades em ação nos futuros smartphones da marca.

Fonte: GizMoChina