Como conectar dois fones de ouvido ou caixas a um mesmo smartphone via Bluetooth

Com a popularização dos dispositivos de som Bluetooth em geral e mais especificamente dos fones de ouvido True Wireless (TWS), surgiu o desejo de conectar dois fones de ouvido ou caixas a um mesmo smartphone via Bluetooth. Saiba como aqui!

Por Headphones Pular para comentários
Como conectar dois fones de ouvido ou caixas a um mesmo smartphone via Bluetooth

Com a popularização dos dispositivos de som Bluetooth em geral e mais especificamente dos fones de ouvido True Wireless (TWS), algo recente, houve dúvidas nas redes sociais que participo sobre a conexão simultânea deles através da utilização de um único smartphone. Neste tutorial tentarei solucionar este impasse mostrando possíveis caminhos para se realizar esta tarefa no sistema operacional Android.

O Bluetooth 5.0 permite que mais de um dispositivo de áudio sem fio se conecte ao smartphone. Porém, para que isso seja possível, a primeira condição é que tanto o celular quanto o fone de ouvido ou caixa de som possuam a versão 5.0 do protocolo de conexão sem fio.

Há a possibilidade de o telefone utilizado estar por padrão aceitando somente um dispositivo Bluetooth conectado por vez ao aparelho. Para que seja possível alterar este limite, é necessário ativar as "opções de desenvolvedor" do Android. Siga os passos abaixo para acessar as configurações de desenvolvedor no seu smartphone:

  1. Acessar em Configurações > Sistema > Sobre o dispositivo (ou sobre o telefone);
  2. Procure pelo "número da versão" do sistema operacional (MIUI, EMUI, Samsung OS, Oxygen OS, Android One, etc)
  3. Aperte (clique) nele 7 vezes seguidas nesta opção;
  4. Aparecerá uma notificação avisando que foi ativada a opção de desenvolvedor;

Imagem ilustrativa. Fonte: androidcentralImagem ilustrativa. Fonte: androidcentral

Para acessar as opções do desenvolvedor, você deve ir em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor, onde terá a opção "Número máximo de dispositivos de áudio Bluetooth Conectados" (está na seção de "redes", você pode utilizar a lupa de busca para achar mais facilmente). A partir daí você poderá alterar para o número máximo que o seu aparelho celular permitir de conexões Bluetooth de áudio simultâneas.

Cada telefone poderá se comportar de maneira diferente com relação aos comandos de média do fone de ouvido ou caixa de som durante a reprodução da música. Faça os testes e relate aqui o resultado. No caso dos celulares da Samsung da linha Galaxy S, já existe uma implementação do "Dual Bluetooth Áudio" para a conexão de dois fones de ouvido ao mesmo tempo.

Imagem ilustrativa. Fonte: sammobileImagem ilustrativa. Fonte: sammobile

Há também a opção de conectar ao seu smartphone um receptor/transmissor Bluetooth para utilizar dois dispositivos de áudio ao mesmo tempo ("Bluetooth transmitter/splitter").

Tem alguma sugestão para a solução deste impasse? Compartilhe conosco comentando abaixo!

Esse tutorial é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:

Compartilhe com seus amigos:
Vitor Valeri
Vitor Valeri Fundador dos canais "Fones High-End" nas principais redes sociais e hobbysta de fones de ouvido há 10 anos, hoje é responsável pela redação sobre a temática juntamente com games (outra paixão). Formado em Saúde Coletiva, anda sempre em busca de inovação e conhecimento.
FACEBOOK // INSTAGRAM: @vitor_valeri // TWITTER: @Vitor_Valeri
Quer conversar com o(a) Vitor, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias