Com a popularização dos dispositivos de som Bluetooth em geral e mais especificamente dos fones de ouvido True Wireless (TWS), algo recente, houve dúvidas nas redes sociais que participo sobre a conexão simultânea deles através da utilização de um único smartphone. Neste tutorial tentarei solucionar este impasse mostrando possíveis caminhos para se realizar esta tarefa no sistema operacional Android.

O Bluetooth 5.0 permite que mais de um dispositivo de áudio sem fio se conecte ao smartphone, mas tenha em mente que nem sempre ambos os fones ou caixas serão capazes de produzir som ao mesmo tempo. Para que isso seja possível, a primeira condição é que tanto o celular quanto o fone de ouvido ou caixa de som possuam a versão 5.0 do protocolo de conexão sem fio.

Primeira opção

Há a possibilidade de o telefone utilizado estar por padrão aceitando somente um dispositivo Bluetooth conectado por vez ao aparelho. Para que seja possível alterar este limite, é necessário ativar as "opções de desenvolvedor" do Android. Siga os passos abaixo para acessar as configurações de desenvolvedor no seu smartphone:

  1. Acessar em Configurações > Sistema > Sobre o dispositivo (ou sobre o telefone);
  2. Procure pelo "número da versão" do sistema operacional (MIUI, EMUI, Samsung OS, Oxygen OS, Android One, etc)
  3. Aperte (clique) nele 7 vezes seguidas nesta opção;
  4. Aparecerá uma notificação avisando que foi ativada a opção de desenvolvedor;
Imagem ilustrativa. Fonte: androidcentral
Imagem ilustrativa. Fonte: androidcentral

Para acessar as opções do desenvolvedor, você deve ir em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor, onde terá a opção "Número máximo de dispositivos de áudio Bluetooth Conectados" (está na seção de "redes", você pode utilizar a lupa de busca para achar mais facilmente). A partir daí você poderá alterar para o número máximo que o seu aparelho celular permitir de conexões Bluetooth de áudio simultâneas.

Cada telefone poderá se comportar de maneira diferente com relação aos comandos de média do fone de ouvido ou caixa de som durante a reprodução da música. Faça os testes e relate aqui o resultado. No caso dos celulares da Samsung da linha Galaxy S, já existe uma implementação do "Dual Bluetooth Áudio" para a conexão de dois fones de ouvido ao mesmo tempo.

Imagem ilustrativa. Fonte: sammobile
Imagem ilustrativa. Fonte: sammobile

Caso o procedimento acima não tenha dado certo, tente isto!

Há também a opção de conectar ao seu smartphone, tablet, TV ou notebook, um receptor/transmissor Bluetooth para utilizar dois dispositivos de áudio ao mesmo tempo. Chamados de "Bluetooth transmitter/splitter" (saiba o que são transmissores e receptores Bluetooth e quais suas vantagens aqui), ao serem conectados ao dispositivo reprodutor de áudio (seja por streaming ou arquivos de música locais), deverão transmitir o áudio para até dois fones de ouvido (se eles forem pelo menos Bluetooth 5.0).

É possível conectar o receptor/transmissor via cabo ótico ou cabo USB ao celular, TV, desktop ou notebook (caso seja smartphone, há casos que será necessário um cabo OTG). Confira a lista de alguns modelos abaixo para compra:

  • Avantree Audikast
  • Avantree Oasis Plus
  • Besign BE-RTX
  • Mpow Bluetooth Transmitter Receiver
  • Nulaxy
  • FiiO BTA30
  • TaoTronics Bluetooth 5.0
  • TaoTronics TT-BA014
  • TROND Bluetooth V5.0 Transmitter Receiver

Mais uma alternativa

Caso você não queira utilizar um transmissor Bluetooth (conectado através de um cabo OTG ou USB), tanto o smartphone quanto o fone de ouvido deverão possuir suporte ao Bluetooth 5.2 (saiba mais sobre a tecnologia aqui).

Transmissão de áudio para dois headphones ao mesmo tempo a partir de um smartphone. Fonte: TaoTronics
Transmissão de áudio para dois headphones ao mesmo tempo a partir de um smartphone. Fonte: TaoTronics

Tem alguma sugestão para a solução deste impasse? Compartilhe conosco comentando abaixo!

Esse tutorial é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End: