A questão de saber se você precisa ou deveria usar um endereço IP dedicado ou um endereço IP compartilhado para a hospedagem do WordPress pode ser bastante controversa. Existem muitas informações incorretas e antigas na web sobre os IPs dedicados e como eles funcionam. A verdade é que em 99% dos casos, você não precisa de um IP dedicado.

Embora isso possa entrar em conflito com outras informações que você já leu, é verdade. Hoje vamos nos aprofundar nas principais diferenças entre as duas configurações, o que elas significam e com um pouco de sorte, vamos desacreditar alguns dos mitos que você pode ter ouvido na web sobre como eles afetam coisas, como e-mail, SSL e SEO.

O que é um endereço IP?

Primeiro, é importante entender o que é um endereço IP. A sigla IP significa Protocolo de Internet (Internet Protocol) e é um endereço atribuído a cada domínio na Web, por exemplo 216.58.217.206. Eles estão ligados a nomes de domínio usando o que chamamos de DNS.

Você pode pensar no DNS como um catálogo telefônico para à Internet. Quando você digita algo na barra de endereço do seu navegador, seu ISP realiza uma consulta DNS para solicitar os servidores de nome associados ao domínio. O mapeamento do endereço IP é feito nos bastidores pelo servidor, o que permite que você use o nome de domínio para acessá-lo. Sem o DNS, eu teria que escrever algo do tipo 216.58.217.206 para chegar ao Google

Atualmente, existem dois tipos de endereços IP que são usados ​​na Web, e até mesmo localmente por ISPs e dispositivos, como o roteador doméstico, IPv4 e IPv6.

Exemplo de endereço IPv4: 216.58.217.206
exemplo de endereço IPv6: 0:0:0:0:0:ffff:d83a:d9ce

Não vamos nos aprofundar muito sobre isso, mas basicamente o que você precisa saber é que a Internet tem crescido tão rápido que você precisava de um espaço de endereçamento maior. Basicamente, ficamos sem IP! 

Uma das razões pelas quais o IPv6 foi desenvolvido foi garantir que a Web possa continuar a se expandir e que novos endereços IP possam ser atribuídos. 

No entanto, quando se trata de determinar se você precisa ou não de um endereço IP dedicado ou um endereço IP compartilhado, tudo permanece válido para ambos os tipos, IPv4 e IPv6.

IPv4 e IPv6

Um endereço IP é um conjunto de números delineados por um marcador. Endereços IPv4, o protocolo mais usado atualmente, são agrupados em conjuntos de quatro dígitos contendo entre 0 e 255, chamados de octetos. Eles estão separados por um período.

Um exemplo de endereço IPv4: 216.58.194.78 
Leia denotando o período: 2-1-6 DOT 5-8… e assim por diante

Por que isso é importante? Porque há uma falta de endereços IPv4. Se olharmos objetivamente para as circunstâncias, vemos uma condição simples de suprimento e demanda. No que diz respeito aos negócios, esse tipo de situação geralmente significa que o valor dos endereços IP está subindo rapidamente e, como em todas as situações de oferta e demanda, à medida que o valor de uma commodity sobe, o preço para o consumidor também aumenta.

Em toda a Internet, os endereços IP têm sido cada vez mais difíceis de serem encontrados e, onde podem ser encontrados, o preço está começando a atingir altos valores. Como os endereços IPv4 estão se tornando menos disponíveis, o preço dos endereços restantes está aumentando.

Felizmente, uma solução já foi desenvolvida e adotada. O IPv6 é o mais recente protocolo de Internet (IP), desenvolvido no final dos anos 90 e que se tornou um padrão da Internet no terceiro trimestre de 2017.

Um exemplo de endereço IPv6: 2607: f8b0: 4000: 803 :: 200e 
Leia denotando os dois pontos: "2-6-0-7, COLON, F-8… e assim por diante".

Este desenvolvimento foi principalmente em resposta à iminente exaustão do IPv4, mas também foram tomadas medidas para adicionar vários outros avanços tecnológicos, incluindo segurança e atribuição dinâmica.

O importante detalhe comercial deste protocolo é sua quantidade maciça de endereços. Enquanto os endereços IPv4 somam cerca de 4,29 bilhões de endereços possíveis, o IPv6 possui cerca de 7,9 × 1028 vezes esse valor. Este número é verdadeiramente astronômico, e provavelmente nunca será esgotado.

O que é um endereço IP dedicado?

Um endereço IP dedicado é exatamente o que a palavra quer dizer, isso significa que seu domínio é atribuído a um endereço IP que não é compartilhado ou usado por qualquer outro domínio

É a casa do seu domínio na web. Você pode pensar nisso como uma linha telefônica dedicada. Geralmente, o provedor de hospedagem do WordPress atribui um IP dedicado ao seu domínio, ou pode ser um plug-in que pode ser adquirido por uma pequena taxa.

O que é um endereço IP compartilhado?

No endereço IP compartilhado, ao contrário de um endereço dedicado, seu domínio é atribuído a um endereço compartilhado entre vários domínios

Um IP compartilhado é bastante comum hoje em dia, com a maioria dos provedores de hospedagem WordPress, pois para muitas configurações, não há necessidade de um endereço IP dedicado. Mas vamos nos aprofundar no raciocínio por trás disso mais adiante.

Um endereço IP compartilhado nem sempre significa hospedagem compartilhada

É importante notar que o fato de seu site usar um endereço IP compartilhado não significa que ele use uma hospedagem compartilhada. Em geral, hospedagem compartilhada significa compartilhar recursos de hardware e rede com outros usuários em um servidor, o que poderia incluir um endereço IP. Embora muitas vezes o IP compartilhado seja usado com uma hospedagem compartilhada, esse nem sempre é o caso.

Qual é a diferença entre um IP compartilhado e um IP dedicado?

A diferença entre endereços IP compartilhados e dedicados é bastante simples. Um endereço IP compartilhado é usado por vários sites, que estão hospedados no mesmo servidor da web. Neste caso, o servidor web deve fazer um pequeno trabalho extra, já que deve direcionar para cada site que hospeda o servidor. Ter um endereço IP dedicado significa que o site tem seu próprio endereço, e pode ser usado para acessar diretamente o site ou sites do seu servidor. 

Quais são os benefícios de um endereço IP dedicado?

Há muitas razões pelas quais é recomendado usar um endereço IP dedicado para um site, veja quais são os principais benefícios:

Maior estabilidade

Como mencionado acima, um endereço compartilhado é usado por um grande número de sites, e o usuário que entrar no domínio pode notar uma pequena lentidão, já que o servidor tem que resolver a qual site tem que abordar o usuário exatamente.

Permite o acesso ao seu site sempre que precisar

Não só com o nome de domínio você pode acessar seu site, mas também com o endereço IP. 

É benéfico para a reputação de email do remetente

Um servidor de e-mail pode ser adicionado à lista negra de spam, mas não será adicionado com o URL, nome de e-mail ou nome da máquina, ele será adicionado ao endereço IP do servidor. 

Tendo seu endereço IP dedicado, certifique-se de que ele esteja disponível apenas para você, e a reputação dependerá diretamente do uso que você der.

É bom para uma identidade de negócios

Se você tem um site de negócios ou uma loja de comércio eletrônico, você certamente terá que implementar um certificado SSL, isso pode ajudá-lo a melhorar a reputação e dar mais confiança aos usuários.

Obrigatório para determinados aplicativos / scripts de terceiros

Às vezes, um aplicativo ou script específico que você deseja executar no servidor requer um endereço IP dedicado.

Preciso de um endereço IP dedicado para o meu site?

Você não precisa de um endereço IP dedicado, mas é altamente recomendável. Normalmente, as páginas da Web que não recebem muito tráfego são hospedadas em servidores compartilhados, devido à economia e à facilidade de uso em relação a um servidor dedicado ou exclusivo.

Em um servidor compartilhado pode ser hospedado simultaneamente centenas ou até milhares de sites diferentes, que compartilham todos o mesmo endereço IP, que é estático, mas compartilhado. É eficiente, mas problemático se algum desses sites for invadido, executar qualquer tipo de atividade ilegal ou spam. Se for esse o caso, mais cedo ou mais tarde a web pode ser detectada por antivírus e mecanismos de pesquisa que, para proteger seus usuários, marcarão seu IP como perigoso.

O problema é que esse mesmo IP é usado por todos os outros sites no mesmo servidor, e todos eles podem ser designados como perigosos, bem como os e-mails provenientes de endereços de e-mail originados desse IP são classificados como spam. 

Mesmo compartilhando um servidor, é possível atribuir um IP dedicado a uma conta específica de hospedagem. Esta é uma medida muito boa para protegê-lo do possível uso abusivo que seus "vizinhos do servidor" podem fazer do serviço. Além disso, um IP dedicado permitirá que você melhore o SEO, contratando um certificado SSL.