Como bem sabemos, o WhatsApp costuma ser bastante usado para a disseminação de golpes. A novidade da vez envolve a Páscoa, com a oferta de um ovo gigante grátis. De acordo com a empresa de segurança Psafe, mais de 300 mil brasileiros já foram afetados.

O golpe é semelhante a tantos outros praticados através do mensageiro. O usuário recebe uma mensagem de alguém conhecido com orientação sobre uma suposta promoção. Assim, ao clicar no link, o usuário acaba sendo direcionado a preencher um questionário falso, bem como compartilhar o link com outros amigos.

Para completar, é solicitado informações pessoais que podem causar algum tipo de prejuízo ao usuário. Na verdade, essa é a grande jogada, já que o número de celular poderá ser cadastrado em serviços pagos de SMS, além de baixar apps maliciosos que deixam o aparelho vulnerável.

No atual caso do ovo de Páscoa, a promessa diz que as lojas da marca Kopenhagen estão distribuindo um Ovo Língua de Gato para quem participasse da promoção. Claro que, tudo não passa de um golpe para atrair as pessoas.

Infelizmente, muitas pessoas ainda caem nesse tipo de golpe, principalmente pelas mensagens chegarem de algum conhecido e assim, não despertam tanta desconfiança.

Por isso, todo o cuidado é pouco em relação as mensagens recebidas, em especial àquelas com ofertas e que solicitam várias informações.

PS: Não seja tolo a ponto de acreditar que alguém de boa vontade vai dar algo para você, apenas por dar. Portanto, qualquer tipo de tentativa destas é golpe. Simplesmente exclua e pronto.