O novo recurso do WhatsApp, Status, lançado no Brasil na quarta-feira, 22 de fevereiro, chegou gerando uma série de dúvidas e polêmicas por ter mexido consideravelmente na interface do aplicativo.

Se você ainda não está familiarizado com a novidade, a ferramenta permite criar posts com imagens, vídeos e GIFs que ficarão visíveis aos seus contatos por 24 horas e, após este período, são automaticamente deletados. O formato é semelhante ao adotado por outros aplicativos famosos, como Snapchat e Instagram Stories.

Aprovado por alguns usuários e reprovado por outros, a funcionalidade deixou muitas dúvidas. Veja, abaixo, os questionamentos mais comuns e suas respectivas respostas.

Veja também: Como usar o Status, novo recurso do WhatsApp

1) Onde estão os meus contatos?

A atualização do WhatsApp trouxe algumas mudanças para a interface do app, algo que causou estranheza aos usuários que já estavam adaptados com a disposição de abas e ícones do mensageiro.

No Android, a aba Status está localizada entre "Conversas" e "Chamadas" na parte superior da tela, justamente no local onde ficava a guia "Contatos". Com isso, a lista com todas as pessoas do seu mensageiro ganhou uma nova posição, agora ela está disponível em um botão flutuante no canto direito inferior da tela.

No iPhone, a aba "Favoritos" também foi substituída pelo "Status". Agora, para acessar a lista de contatos do mensageiro é preciso abrir a categoria "Conversas" e, em seguida, pressionar o botão "Nova Conversa" no topo direito da tela. Uma lista com seus contatos frequentes será aberta. Para visualizar todos os seus contatos é só deslizar a tela para baixo que eles estarão listados em ordem alfabética. É possível ainda fazer uma pesquisa por nome na barra de "Buscar".

2) Todos vão poder ver meu Status?

Em relação a privacidade, o WhatsApp disponibilizou recursos para o usuário controlar quem pode ver seus status. Em "Privacidade do status" é possível escolher se essas postagens ficam disponíveis para todos os contatos, para contatos com exceção de determinadas pessoas ou somente para amigos específicos. Veja como definir a privacidade de seu status aqui.

Porém, é possível que qualquer pessoa que visualize o seu status tire print dos mesmos, sendo que o autor da publicação não será avisado sobre a captura de tela. Então, antes de compartilhar seu status, eleja com cautela quem poderá visualizar determinada publicação. Os ajustes devem ser feitos antes do compartilhamento do status, pois eles só valem para as postagens posteriores.

Outra possibilidade disponibilizada pelo WhatsApp é silenciar pessoas específicas as quais você não quer ver as atualizações de status em sua página principal.

3) Não gostei da atualização. Posso voltar para a versão antiga?

O WhatsApp não oferece nenhuma ferramenta de downgrade, para retornar a versão mais antiga, ou seja, não há como fazer isso de forma oficial. Existem algumas APKs extraoficiais capazes de realizar a tarefa, porém, não é recomendado o uso deste tipo de app, já que esses arquivos podem ocultar vírus ou danificar seu smartphone.

O que acontece é que há pessoas que não atualizaram o WhatsApp para a versão mais recente e, por isso, ainda conseguem acessar o app com a interface antiga.  

Então, seu eu não atualizar, poderei continuar usando a versão sem o status, certo? Sim, o problema é que as atualizações costumam deixar o aplicativo mais seguro, além de trazer diversas novidades, então, sua atualização é sempre recomendada para que se tenha uma melhor experiência de uso.

4)  Gasta muitos dados da minha internet?

Está aí um bom questionamento para quem não quer estourar a franquia 3G/4G. A boa notícia é que o recurso não drena a sua internet com as fotos.  Cada status de imagem recebido ou enviado consome poucos KB. Porém, o cenário muda no caso dos vídeos, que consomem alguns MB, principalmente se for gravar em alta qualidade, o que gera arquivos mais pesados. Você pode acompanhar quanto o status gasta da rede indo em "Configurações > Uso de Dados > Uso de Rede".

5)  Posso apagar o meu status antes das 24 horas?

Atualizou o status, mas não quer que ele fique visível por 24 horas? Você pode excluir a postagem indo na aba "Status" e, em seguida, em "Meu Status". Clique no ícone de três pontinhos ao lado da publicação que deseja excluir e pressione o dedo por alguns segundos sobre ela. Após, é só clicar no ícone de lixeira.

6)  É possível realizar comentários nas atualizações?

Sim, mas eles não ficam visíveis para as outras pessoas como acontece nas demais redes socais. Você pode responder ao status do seu contato clicando em "Responder" abaixo da publicação. O comentário será enviado em forma de mensagem para o autor da publicação.

7) Para onde foi o meu antigo status?

Esta é a má notícia. O antigo recurso de status não existe mais. Ele foi substituído pelos posts que somem após 24 horas. A ideia é que o status seja de acordo com as suas vivências do dia e atualizados constantemente.

Ficou mais alguma dúvida a respeito da novidade e que não foi respondida aqui? Deixe nos comentários que responderemos assim que possível.

Veja também: