O WhatsApp liberou aos brasileiros nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, o recurso Status, que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e GIFs que se autodestruirão em 24 horas. Provavelmente o formato não é nenhuma novidade para você, já que outros apps famosos também se utilizam dele, como, por exemplo, o Snapchat e o Instagram Stories

Mas, se você ainda está se sentindo um pouco perdido (a) com a funcionalidade no WhatsApp e não sabe ao certo como usá-la, não se preocupe. Neste tutorial iremos te mostrar como fazer uso da novidade no mensageiro. Confira.

1º passo: Antes de criar o seu primeiro status, saiba que você pode escolher quem poderá visualizá-lo. As alternativas são: todos os contatos, todos os contatos exceto fulano e enviar especificamente para determinados contatos. Veja como definir esta configuração aqui.

2º passo: Agora é a hora de você criar o seu primeiro status. Abra o WhatsApp e clique na aba "Status". No Android, o menu fica na parte superior da tela, enquanto no iOS ele está localizado no canto inferior esquerdo da tela.

3º passo: Você será redirecionado para uma nova tela, onde pode visualizar os status de seus amigos e responde-los ou criar o seu próprio status. Para a segunda alternativa, clique no menu "Meus status" ou no ícone localizado no canto inferior direito da tela (Android). No iOS ele está localizado no canto superior direito da tela.

4º passo: A câmera do seu celular será aberta. Você pode escolher entre tirar uma foto no momento ou gravar ou vídeo, ou ainda, escolher um arquivo da galeria do seu smartphone, deslizando o rolo de imagens exibido na tela.

5º passo: Após selecionar o conteúdo que você deseja compartilhar, é possível inserir à imagem ou ao vídeo desenhos, texto e emojis, além de redimensionar seu tamanho. Para isso, clique sobre os botões localizados na parte superior da tela. Após fazer os ajustes necessários, toque no ícone de seta (Android) ou em "Ok" (iOS).

Pronto. Seu status será enviado e ficará visível por 24 horas. Ao clicar nos três pontinhos ao lado dele, é possível saber quem já visualizou a atualização ou, ainda, escolher alguém para enviá-lo em forma de mensagem (clicando na seta). Para apagá-lo, é só pressionar o dedo sobre ele por alguns segundos e clicar no ícone de lixeira.

E você, o que achou do novo recurso do WhatsApp? Curtiu a ideia? Conte para gente nos comentários.

Veja também: