Os mensageiros instantâneos revolucionaram a forma como nos comunicamos. Se antes deles era preciso ter créditos no celular para realizar ligações e enviar SMS, com os apps de mensagens ficou mais fácil manter contato com os amigos e familiares, pois para utilizá-los é preciso apenas uma conexão Wi-Fi ou um plano de dados móveis.

Além disso, aplicativos como o WhatsApp permitem o envio de imagens, áudios e vídeos, tornando a troca de mensagens mais eficiente e divertida. Os bônus deste serviço gratuito à população são muitos, mas o app também tem a fama de ser "dedo duro", por disponibilizar informações do tipo: quando uma mensagem foi visualizada pelo receptor, se ele está ou não online e qual foi o último momento que ele esteve ativo no mensageiro.

Para muitos estes recursos são bastante úteis e necessários. Porém, os mais curiosos têm na dúvida se suas mensagens foram ou não visualizadas pelo destinatário, uma legítima tortura. Na contrapartida também há aqueles que preferem não se expor e manter em sigilo a frequência com que acessam o aplicativo de mensagens. Nestes casos, é comum desativar a opção de confirmação de leitura. Mas esta ação é apenas parte do processo para ficar invisível no WhatsApp.

De nada adianta desativar a confirmação de leitura, se o app continuará apontando o horário e data de seu último acesso ou denunciando que você está online. Por tanto, se a ideia é se tornar invisível no app, é preciso realizar uma lista de ações conjuntas. Vamos lá?

Veja também:

1. Remover a confirmação de leitura

Como já mencionado, impedir os dois risquinhos de ficar azuis quando você lê alguma mensagem, faz parte do processo para te deixar invisível no WhatsApp. Para isso, siga os passos abaixo:

1º passo: Abra o aplicativo e clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela. Em seguida selecione "Configurações".

2º passo: Acesse o menu "Conta" e em seguida clique em "Privacidade".

3º passo: Vá até "Confirmação de leitura" e desmarque a caixa de seleção.

Pronto, agora ninguém poderá ver quando você visualizou alguma mensagem. Porém, o recurso continua ativo para conversas em grupo. Vale ressaltar que você também não receberá a confirmação de leitura das mensagens que você enviar.

2. Remover o "Visto por último".

O próximo passo será remover o "Visto por último", recurso que avisa às pessoas o horário e a data da última vez que você acessou o app. Para isso, siga os passos abaixo:

1º passo: Abra o aplicativo e clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito da tela. Em seguida selecione "Configurações".

2º passo: Acesse o menu "Contas" e em seguida clique em "Privacidade".

3º passo: Clique no menu "Visto por último" para escolher quem terá acesso a esta informação. Se sua vontade é que ninguém veja, marque esta opção. Pronto. Segundo item realizado com sucesso.

Remova o status online

Você já desativou a confirmação de leitura e o visto por último, mas, ainda pode ser "pego em flagrante" quando estiver online. Para completar o processo de invisibilidade é preciso desativar também o status. Neste caso, será preciso utilizar apps terceiros, como o Whats Invisível ou o Hide Online for WhatsApp, ambos disponíveis na Google Play.

1º passo: Instale o app em seu smartphone. Eu testei o Hide Online for WhatsApp. É necessário realizar algumas permissões para que o aplicativo funcione. Após concedê-las, você passa a receber e enviar mensagens do WhatsApp por meio dele. É desta forma que é possível conversar com algum contato, sem aparecer online no mensageiro. Quando você estiver conectado por ele, todas as mensagens que você receber no WhatsApp serão encaminhadas para e por ele.

Porém, vale ressaltar que o processo não é 100% seguro. Como já mencionado, o aplicativo pede diversas permissões para que seja possível a troca de mensagens. Logo, cabe a você avaliar até que ponto vale a pena ficar completamente invisível no mensageiro.

Outra alternativa para quem deseja esconder o status de online e não quer instalar nenhum aplicativo que possa ferir sua privacidade, é colocar o celular no modo avião, ler as mensagens, responder as desejadas e desligar o recurso. É claro que é bem mais trabalhoso, mas, desta forma, a informação de que você esteve online no mensageiro não será exibida. Porém, pode ser bem desconfortável se a ideia for manter uma conversa longa com algum contato, pois você terá que ativar e desativar o modo avião cada vez que for enviar uma mensagem. O mesmo pode ser feito com a sua rede Wi-Fi.