O formato do Snapchat, que permite postar imagens e vídeos que serão automaticamente excluídas após um período de tempo, fez sucesso não apenas entre os usuários do app, mas também chamou a atenção do Facebook.

Dona do Instagram, a rede social lançou o Instagram Stories, que faz basicamente a mesma coisa que o Snapchat. Porém, a companhia de Mark Zuckerberg não vai parar por aí e, em breve, o WhatsApp, que também pertence à empresa, poderá ser mais um aplicativo a contar com a função Stories.

A possibilidade foi descoberta pelo @WaBetaInfo, que noticia todas as novidades que aparecem nas versões de testes dos aplicativos do WhatsApp. Nesta semana, o @WaBetaInfo reportou que o app para iOS de número 2.17.4 contém um recurso chamado "Status". A nova seção diz que "você agora pode compartilhar com seus contatos, fotos e vídeos que desaparecem depois de 24 horas".

Com o recurso é possível postar texto, fotos ou vídeos de até 45 segundos, que podem ser enviados "a todos", "todos menos fulano" ou "apenas para tais pessoas". O usuário é informado sobre quantas pessoas viram o conteúdo e até quem o visualizou, contanto que estas pessoas tenham ativado a ferramenta que envia confirmações de leitura (os dois tiques azuis). Ainda é possível fazer comentários privados sobre o que foi publicado.

Veja também:

Ainda não há qualquer confirmação de que o "Status" chegará às versões estáveis do WhatsApp. Porém, a ferramenta parece estar bem desenvolvida e o fato de ela ter sido liberada para a audiência beta indica que o Facebook quer testar o funcionamento e o interesse que a novidade vai gerar entre os usuários.

E você, o que acha da funcionalidade? Conte para gente nos comentários!